Serviços e Atendimentos no Grande Recife
No Grande Recife, diversas cidades decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 2 de janeiro de 2026, após o feriado do Dia da Fraternidade Universal, celebrado no dia 1º. O Diário de Pernambuco compilou informações sobre os horários de funcionamento de vários serviços essenciais em diferentes municípios da região.
A administração das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes suspenderá os atendimentos nos dias 1º e 2 de janeiro, retornando às atividades na segunda-feira, dia 5. Contudo, alguns serviços de caráter essencial funcionarão normalmente, garantindo o atendimento à população.
Comércio e Serviços Essenciais
O comércio, incluindo lojas do Centro do Recife e shoppings da Região Metropolitana, estará fechado no dia 1º, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife). A operação nas praças de alimentação e demais serviços nestes estabelecimentos dependerá da decisão de cada proprietário.
Recife: Saúde e Atendimento
No Recife, as policlínicas Agamenon Magalhães, localizada em Afogados, e Amaury Coutinho, em Campina do Barreto, estarão abertas 24 horas. O mesmo se aplica a outras unidades de saúde, como as policlínicas e maternidades Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho, Professor Arnaldo Marques, além dos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama e Helena Moura.
O Hospital da Mulher do Recife também prestará atendimento no dia 1º, focando em partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao hospital, funcionará normalmente na sexta-feira, dia 2, oferecendo atendimento especializado a mulheres e homens trans vítimas de violência.
Vigilância Ambiental e Vacinação
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife estará disponível em regime de plantão para emergências com animais potencialmente perigosos à saúde pública, acessível pelo telefone (81) 3355-7712. Além disso, os Centros de Vacinação nos shoppings Boa Vista, Riomar e Recife estarão abertos na sexta (2) e sábado (3), oferecendo atualização de cadernetas de vacinação e aplicação de vacinas contra Covid-19 e Influenza, com horários variados nos três locais.
Atividades de Prevenção e Assistência Social
Na sexta-feira, estará em funcionamento a primeira edição de 2026 do projeto PrEPara a Prevenção! no SAE Lessa de Andrade, com oferta de testagem rápida para ISTs e distribuição de preservativos, sem necessidade de agendamento. Os Restaurantes Populares Josué de Castro e Naíde Teodósio, assim como o Centro Popinho e outros abrigos e serviços de acolhimento, funcionarão normalmente no dia 1º.
Entretanto, alguns serviços, como a Cozinha Comunitária Gurupé, estarão fechados no dia 1º, reabrindo no dia 2. O Centro Arrecifes da Cidadania, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) e outros centros de assistência permanecem fechados nos dias 1º e 2.
Cultura e Lazer
Referente à cultura, o Paço do Frevo não abrirá suas portas no dia 1º, mas ficará disponível ao público nos dias subsequentes. O Museu da Cidade também estará fechado nos dias 1º e 2. O Parque das Esculturas, por sua vez, não funcionará no primeiro dia do ano, voltando a atender no dia 2.
Outros Serviços em Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Em Olinda, a Prefeitura também estabeleceu ponto facultativo na sexta-feira, 2 de janeiro, mantendo a operação dos serviços essenciais, especialmente nas áreas de saúde. Os atendimentos de urgência e emergência no SPA de Peixinhos e na UPA de Rio Doce funcionarão 24 horas.
O Mercado de Peixinhos funcionará em horários reduzidos, enquanto a coleta de lixo operará com 20% da capacidade no feriado, seguindo normalmente em dias úteis. Em Jaboatão dos Guararapes, os serviços administrativos estarão fechados nos dias 1º e 2, mas os serviços de urgência e emergência nas unidades de saúde estarão disponíveis. As feiras livres e mercados públicos retornarão à operação normal a partir do dia 2.
Conclusão
Os cidadãos do Grande Recife podem se preparar para um início de ano com algumas limitações nos serviços, mas com a garantia de que os serviços essenciais continuarão a atender a população. Fique atento às mudanças de horário e funcionamento para planejar bem os primeiros dias de 2026.

