Calendário do Gás do Povo em 2026
O Programa Gás do Povo, criado em setembro de 2025 para substituir o Auxílio Gás, tem como meta atingir cerca de 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil. Este benefício é disponibilizado na forma de um vale-gás, que pode ser utilizado em revendas autorizadas, assegurando a gratuidade do produto.
A iniciativa do Governo Federal busca diminuir os custos com energia doméstica, permitindo que os recursos economizados sejam redirecionados para outras necessidades básicas, como alimentação e saúde.
Implementação por etapas
A implementação do Gás do Povo ocorrerá de maneira gradual. A fase de testes do programa deve ser finalizada em março de 2026, quando todas as famílias elegíveis nos 5.571 municípios brasileiros poderão ser atendidas.
No mês de novembro, foi realizada a primeira concessão do benefício, com 1 milhão de novas famílias sendo contempladas nas capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
A segunda fase de concessão do benefício terá início em 26 de janeiro, com 950 mil novas famílias recebendo o vale-gás nas capitais: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
A partir de fevereiro, todas as famílias que participavam do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros serão migradas automaticamente para o Gás do Povo. Nesse mês, o vale-gás será disponibilizado no primeiro dia do mês, incluindo finais de semana e feriados.
Finalmente, em 1º de março, o programa será expandido para todos os municípios do Brasil, beneficiando aproximadamente 15 milhões de famílias. Nessa etapa, todos os beneficiários receberão o auxílio exclusivamente na modalidade de gratuidade por meio do vale-gás.
Quem pode ser beneficiado?
Os beneficiários do programa são famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) que têm uma renda per capita de até meio salário mínimo. A prioridade na distribuição é destinada a aqueles que já recebem o Bolsa Família e precisam atualizar seu cadastro no CadÚnico há pelo menos 24 meses.
O número de botijões a que cada família terá direito anualmente varia de acordo com a composição familiar: famílias com dois integrantes têm direito a até três botijões; aquelas com três integrantes podem receber até quatro; e famílias com quatro ou mais membros têm direito a até seis botijões por ano.
Como verificar a elegibilidade
O governo disponibiliza várias opções para que as famílias verifiquem sua situação em relação ao vale-gás e a elegibilidade para o programa. As opções incluem:
- Aplicativo Meu Social – Gás do Povo
- Disque Social 121 – atendimento digital gratuito, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Consulta do CPF do Responsável Familiar na página do Gás do Povo no site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
- Consulta na página Portal Cidadão da CAIXA.
- Pelo telefone do Atendimento Caixa ao Cidadão, ligando para 0800 726 0207, onde é preciso informar o CPF e seguir as opções para acessar informações sobre o Gás do Povo.
Retirada do botijão de gás
Para retirar o botijão de gás, os beneficiários deverão ir a revendas autorizadas próximas de suas residências. Na hora da retirada, o responsável pela família deve confirmar o benefício apresentando:
- Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
- Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
- CPF e código de validação enviado ao celular cadastrado.

