Início da Imunização
A partir desta semana, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que residem em Pernambuco poderão se vacinar contra a dengue. Essa decisão faz parte de uma ampliação da estratégia de imunização apresentada pelo Ministério da Saúde (MS), que busca garantir a proteção contra o vírus em todo o Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já iniciou a distribuição das primeiras 30 mil doses da vacina, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Assim que as vacinas estiverem disponíveis nas gestões municipais, a vacinação poderá ser iniciada.
No estado, há cerca de 656.399 jovens nessa faixa etária. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, assegurando a proteção necessária contra a doença.
Webinário para Profissionais da Saúde
Com o intuito de facilitar o acesso à vacinação contra a dengue, o Programa Estadual de Imunizações realizará um webinário na quarta-feira (28), abordando a ampliação da estratégia vacinal em Pernambuco. O evento virtual, destinado aos profissionais de saúde que atuam em salas de vacinação, discutirá o cenário epidemiológico das arboviroses e a importância da imunização de crianças e adolescentes, além de abordar os principais desafios e estratégias para implementação da ação em todo o estado.
A capacitação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Diretoria Geral de Telessaúde, iniciando às 10h. O webinário contará com a presença de especialistas, como a superintendente de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Magda Costa; a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Jéssica Mendes; o diretor de Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra; e o responsável técnico do Núcleo de Sistemas de Informação em Imunização, Diego Nascimento.
Histórico da Vacinação em Pernambuco
Antes da atual ampliação, a vacinação estava disponível apenas em 48 municípios pernambucanos, abrangendo as gerências regionais I, V e VII. Desde o início da campanha em abril de 2024, foram aplicadas 173.544 doses da vacina, considerando tanto a primeira quanto a segunda dose. A escolha dos municípios prioritários para essa vacinação foi feita levando em conta a capacidade de produção do laboratório fabricante, o que limitou a quantidade de doses disponíveis pelo Ministério da Saúde.

