Um Impulso ao Turismo Local
Em apenas três anos de atuação, a Rede de Agentes de Turismo, criada pelo Sebrae em 2022, já beneficiou mais de 25 mil pequenos negócios em mais de 700 municípios brasileiros. O programa, que visa ampliar a criação de roteiros turísticos, resultou na elaboração de 338 roteiros que englobam cerca de 630 produtos de experiências turísticas. Os dados foram compartilhados nesta quarta-feira (8) pela analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, durante o painel “Da Estratégia ao Mercado: Diversificação da Oferta de Produtos Turísticos no Brasil”, que ocorre na 52ª Expo ABAV, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, até a próxima sexta-feira (10).
Germana enfatizou que a Rede de Agentes de Turismo foi projetada para estruturar roteiros que considerem fatores como sustentabilidade, integração com a comunidade e redistribuição da renda. “A missão do Sebrae nesse projeto é incentivar os empreendedores a se envolverem na criação de produtos turísticos que proporcionem experiências memoráveis para os visitantes”, afirmou.
O gestor de Turismo do Sebrae no Pará, Pericies de Carvalho, também participou do evento, destacando a criação de 11 rotas em seu estado, que será sede da COP30. Ele reforçou que a formação dessas rotas se baseou em decisões fundamentadas em dados e na singularidade de cada região, priorizando a identidade local e a sustentabilidade das experiências oferecidas.
Atualmente, cinco desses produtos turísticos já estão sendo comercializados, com dois deles com alcance internacional. As rotas foram projetadas para promover experiências diferenciadas em grupos pequenos, permitindo um contato mais próximo com o cotidiano das comunidades locais.
Flávia Nadler, gestora de turismo e artesanato do Sebrae no Maranhão, compartilhou experiências sobre a criação de rotas em seu estado. Ela contou que o projeto abrange 42 municípios e já gerou 23 produtos turísticos. “Estamos desenvolvendo um processo contínuo, que não acontece da noite para o dia. É necessário empenho para superar preconceitos de alguns empreendedores em relação a novas abordagens, e temos avançado. O processo de roteirização ajuda a estimular o sentimento de pertencimento”, destacou Flávia.
Priscila Vilarino, gestora de turismo do Sebrae em Goiás, também apresentou a primeira rota de turismo de bem-estar do Brasil, a Rota Viva Veadeiros. Esse é um dos destinos turísticos mais relevantes no estado. “Realizamos diversos diagnósticos para a criação dessa rota e de outras experiências turísticas em Goiás. O nosso objetivo era desenvolver roteiros eficazes. Em 2022, o estado de Goiás não contava com nenhuma rota estruturada. Em apenas três anos, conseguimos criar e implementar oito rotas”, concluiu.