Workshop ‘Diálogos do Turismo Pantaneiro’ Acontece em Corumbá
No dia 9 de outubro de 2025, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, será o cenário do Workshop ‘Diálogos do Turismo Pantaneiro’, um dos eventos principais do FEAPAN 2025. O encontro será realizado no Espaço do Tatersal, localizado no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros. Esse workshop reunirá gestores, especialistas e representantes do trade turístico para discutir estratégias de turismo sustentável, marketing e inovação na região pantaneira.
A programação do workshop incluirá três painéis temáticos ao longo da manhã, com a presença de figuras reconhecidas no turismo regional.
Primeiro Painel: Turismo como Ativo Sustentável para o Pantanal
O primeiro painel, que ocorrerá das 08h45 às 09h45, terá como foco a atividade turística como ferramenta essencial para a preservação ambiental e valorização cultural, promovendo também o desenvolvimento socioeconômico da região. Zelinho Carvalho, Diretor-Presidente da FUNDTUR PANTANAL, será o mediador deste painel, que contará com a participação de:
- Fazenda San Francisco (Miranda) – que discutirá a integração entre pecuária e ecoturismo. Convidados: Beth, Roberto e Carol Coelho.
- ACERT/MS – que apresentará boas práticas na atividade de turismo de pesca esportiva, com Luís Antonio Martins, presidente da ACERT.
- Instituto Viva Pantanal (Aquidauana) – que abordará a valorização da cultura pantaneira por meio do audiovisual e eventos, com Tatiana Scaff Teles, presidente do Instituto VIVA Pantanal.
Leia também: FEAPAN 2025: Encontro Foca no Turismo Sustentável e Integração Regional no Pantanal
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: CPI do Jardim Pantanal: Investigação em meio à Remoção de Famílias
Fonte: olhardanoticia.com.br
Segundo Painel: Desafios e Perspectivas na Gestão e Marketing
Das 10h00 às 11h00, o segundo painel irá discutir os desafios e perspectivas na gestão e marketing dos destinos turísticos do Pantanal Sul. O objetivo é promover um entendimento coletivo sobre a importância de ações integradas que possam transformar o Pantanal Sul em um modelo de turismo sustentável, inovador e competitivo. Viviane de Arruda Neves, Gerente de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo da FUNDTUR PANTANAL, irá mediar esta discussão, que contará com a presença de:
- Zelinho Carvalho – Diretor-Presidente da FUNDTUR PANTANAL.
- Pedro Henrique Mendes Fialho – Secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana.
- Fernando Henrique de Albuquerque – Secretário de Cultura e Turismo de Miranda.
- Larissa Borges – Diretora-Presidente da Fundação de Turismo de Ladário.
Terceiro Painel: Potencial de Inovação na Fronteira Brasil-Bolívia
Leia também: Mato Grosso e Pantanal: Destinos Turísticos Promissores do Brasil
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Boca Miúda: Os Bastidores Políticos da Região dos Lagos em 15 de Outubro
Fonte: rjnoar.com.br
O último painel, das 11h15 às 12h15, focará na fronteira Brasil-Bolívia e no potencial de inovação da oferta turística no Pantanal. Zelinho Carvalho também será o mediador deste painel, que contará com a participação de:
- Pedro Flores – da Agência TurPanBol, que apresentará roteiros integrados entre Brasil e Bolívia.
- Marlon – da Agência OLIVERTUR, que discutirá a integração entre o Pantanal e La Gran Chiquitania.
O Workshop ‘Diálogos do Turismo Pantaneiro’ reforça a missão da Fundação de Turismo do Pantanal em promover um turismo responsável e integrado, focado no desenvolvimento local. Além disso, destaca a importância da cooperação internacional, especialmente nas regiões de fronteira, como estratégia essencial para aumentar a oferta turística no Pantanal.