Aumento da Inclusão Cultural nas Escolas de Tempo Integral

Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Tocantins anunciou um plano de trabalho para a ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o projeto busca integrar arte e cultura no ambiente escolar. Com a assinatura da iniciativa pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação em 8 de setembro, o foco será fortalecer a formação dos alunos e valorizar a identidade cultural local.

O plano contempla a promoção da diversidade cultural e artística nas escolas de tempo integral, especialmente nas modalidades de Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena. A prioridade será dada às escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural, onde a necessidade de acesso à cultura é mais evidente.

Ações Previstas para o Desenvolvimento Cultural

Entre as atividades programadas, destacam-se formações em linguagem audiovisual e escrita criativa, imersões artísticas e culturais, residências de artistas nas escolas, visitas a equipamentos culturais e mostras audiovisuais. O objetivo é engajar estudantes, professores, artistas e comunidades na valorização da cultura local, criando uma rede de reconhecimento e expressão cultural.

Além disso, a proposta final do Estado para a implementação da ação deverá ser submetida até o dia 17 de outubro, através do portal Transfere Gov. Essa etapa é crucial para garantir que as ideias e sugestões sejam integradas ao plano maior.

A Importância da Democratização Cultural

Durante o evento, a secretária interina da Secult, Valéria Kurovski, enfatizou o papel fundamental da iniciativa na democratização do acesso à cultura no Tocantins. “A adesão à ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral é uma oportunidade ímpar de unir arte, educação e identidade cultural nas escolas tocantinenses. Queremos garantir que todos os estudantes, independentemente do território em que vivem, possam se reconhecer e expressar através da cultura”, enfatizou Kurovski.

Juliano Casimiro, coordenador da Licenciatura em Música da UFT, também comentou sobre o impacto social que a proposta pode gerar. “Transformar as escolas em centros de democracia cultural e artística representa um grande avanço para o estado e terá repercussões duradouras. É essencial que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à cultura em seus próprios territórios, ampliando sua visão sobre arte e identidade”, comentou.

Parcerias e Oportunidades de Aprendizado

Adriana dos Reis Martins, coordenadora do curso de Teatro da UFT, destacou a importância da ação para o desenvolvimento de parcerias entre a universidade, as escolas e as comunidades. “Este projeto é uma oportunidade para consolidar a arte nas escolas de tempo integral, promovendo uma troca rica de experiências. Estamos no processo de inscrição da proposta no edital e nosso objetivo é garantir que a execução seja inclusiva e abrangente”, afirmou.

Além dos representantes mencionados, participaram da reunião outras figuras importantes, como Antônio Miranda dos Santos, superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, e Mayra Cabral, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins. Este encontro reforça a mobilização coletiva em torno da cultura nas escolas e a importância de projetos que busquem integrar arte e educação para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

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