Reunião Inaugural da Alepe em Meio à Tensão Política
Com o término do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dá início, nesta segunda-feira (2), à primeira reunião plenária ordinária de 2026. O clima tenso entre o Executivo e o Legislativo permeia os trabalhos, mas a expectativa é de que a governadora Raquel Lyra (PSD) compareça para realizar seu pronunciamento. O discurso será acompanhado de perto pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), além das lideranças governistas, como Socorro Pimentel (União), e de oposição, Cayo Albino (PSB). Importante destacar que não está prevista a votação de projetos nesta sessão.
Esta sessão marcará a quarta legislativa ordinária da 20ª Legislatura, que teve início em fevereiro de 2023. Desde o dia 5 de janeiro, a Alepe tem operado em sessão extraordinária. No final do ano passado, a governadora Raquel Lyra (PSD) havia solicitado a interrupção do recesso parlamentar, visando a apreciação de quatro projetos de lei relacionados a temas orçamentários, além da autorização para novos empréstimos.
As propostas ainda estão em análise nas comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e de Finanças, e não devem ser votadas antes do Carnaval. Assim, os deputados se preparam para um cenário desafiador, onde as tensões políticas poderão influenciar as decisões e o andamento das pautas legislativas ao longo do ano.
