terça-feira 10 de fevereiro

Unidade Móvel: Saúde na Estrada

O programa Agora Tem Especialistas, promovido pelo governo federal, atende a uma demanda histórica de caminhoneiros e caminhoneiras de todo o Brasil. A proposta é levar serviços de saúde até onde esses profissionais se encontram, em locais estratégicos como os Pontos de Parada e Descanso (PPDs) ao longo das rodovias. Na última sexta-feira (6), foi inaugurada a primeira unidade móvel do projeto, localizada no PPD de Pindamonhangaba, em São Paulo. Essa estrutura já está disponível para consultas, vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez, além de exames cardiológicos e laboratoriais. O agendamento não é necessário; basta que os caminhoneiros parem no PPD para receber atendimento.

A unidade estacionada no km 95 da Via Dutra (BR-116, na direção São Paulo – Rio de Janeiro) é apenas a primeira de um total de onze que serão distribuídas em PPDs em todo o Brasil. O governo investiu R$ 30 milhões por ano nessa estratégia, que tem como meta oferecer, em média, 250 mil atendimentos anuais para caminhoneiros e caminhoneiras. Profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão à disposição para atender às necessidades dessa categoria.

Um Passo Importante para a Saúde dos Caminhoneiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da iniciativa. “O governo do presidente Lula se preocupa com sua população. Completamente equipadas para oferecer um atendimento de qualidade, essas unidades percorrerão o Brasil, levando serviços de saúde aos caminhoneiros, que estão sempre em movimento. O mais importante é que estamos indo até eles, proporcionando não apenas saúde, mas também acolhimento”, afirmou Padilha.

Além disso, o ministro ressaltou que essa iniciativa fortalece as políticas voltadas para a saúde do homem e das populações itinerantes. “As unidades móveis também contam com estrutura tecnológica para teleatendimento, permitindo que as equipes multiprofissionais ofereçam consultas à distância. Pindamonhangaba é apenas o início. Vamos expandir a presença dessas unidades para PPDs em pontos estratégicos nas rodovias brasileiras, onde os caminhoneiros costumam parar para descansar”, comentou o ministro.

Atendimentos Flexíveis e Diversificados

Essa ação do Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério dos Transportes e a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), tem um modelo itinerante. Cada unidade permanecerá em um PPD por um período mínimo de 90 dias, focando principalmente em caminhoneiros e suas famílias, mas também atendendo outros viajantes que estejam em deslocamento.

As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, entre 16h e 22h, com horários adaptáveis conforme a demanda. Os atendimentos incluem exames laboratoriais como hemograma, hemoglobina glicada, TGO, TGP e GGT, além de testes rápidos para ISTs, teste de gravidez e a atualização da caderneta de vacinação. Outros procedimentos serão realizados, como exames eletrocardiográficos (ECG), relevantes para a avaliação de condições cardíacas, especialmente para aqueles que apresentam queixas como dor no peito ou palpitações.

Este programa, criado pelo governo federal, visa não apenas expandir a assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também reduzir o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias. Para isso, busca mobilizar tanto estruturas públicas quanto a rede de saúde privada, que atuará de forma complementar para atender a essa demanda crescente.

Exit mobile version