Crescimento da Inclusão de Profissionais Acima de 50 Anos
A presença de trabalhadores com mais de 50 anos no mercado de trabalho tem mostrado um aumento contínuo. De acordo com um estudo recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entre janeiro e novembro de 2025, houve um crescimento na participação desse grupo etário nas admissões do setor de comércio e serviços.
Durante esse período, as admissões formais totalizaram aproximadamente 5,88 milhões, com 9% dessas vagas ocupadas por profissionais acima de 50 anos. Em comparação com 2021, quando apenas 7% das contratações eram desse grupo, o aumento é significativo.
A maior parte das admissões ainda é composta por profissionais mais jovens, sendo 48% das contratações feitas com trabalhadores de até 29 anos e 43% com pessoas entre 30 e 49 anos. No entanto, o aumento da participação dos mais velhos é um indicativo de mudança nas dinâmicas do mercado.
Setor de Serviços na Vanguarda das Contratações
A FecomercioSP destaca que o setor de serviços é o que mais absorveu trabalhadores com mais de 50 anos, com 10% das admissões deste grupo etário, um aumento em relação aos 8% do comércio atacadista. Em contrapartida, o comércio varejista apresenta uma maior concentração de jovens, com 57% das contratações feitas por pessoas de até 29 anos.
Apesar disso, a participação de profissionais com mais de 50 anos no comércio varejista também cresceu, passando de 5% para 8% entre novembro de 2021 e 2025. Além disso, a quantidade de trabalhadores mais jovens nesse setor apresentou uma leve queda, de 60% para 56%.
“Esse crescimento da presença de profissionais com mais de 50 anos nas admissões reflete o envelhecimento da população economicamente ativa, a maior permanência dessas pessoas no mercado e a valorização, por parte das empresas, de atributos como experiência e estabilidade. A menor rotatividade também é um fator importante a se considerar, especialmente nos setores de Comércio e Serviços, onde os custos de turnover são elevados”, afirma a FecomercioSP.
Participação Feminina Aumentando nas Admissões
O estudo também abordou a questão da participação feminina no mercado de trabalho. Entre janeiro e novembro de 2025, foram contratadas 3,15 milhões de mulheres, em contraste com 2,73 milhões de homens nos setores de comércio e serviços. Esse número representa um aumento de 3 pontos porcentuais na participação feminina em comparação ao mesmo período de 2021, estabelecendo que as mulheres agora representam 54% das admissões.
Esse crescimento na inclusão de mulheres e profissionais acima de 50 anos é um sinal positivo para o mercado de trabalho, indicando uma tendência cada vez mais inclusiva e diversificada, refletindo mudanças significativas nas práticas de contratação.

