Avanço na Educação Infantil em Recife
No último dia 19, durante uma entrevista ao Debate da Super Manhã, da Rádio Jornal, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez um pronunciamento em que evidenciou os progressos na educação infantil da capital. Em seu discurso, marcado por dados e comparações, Campos se referiu ao momento como um “feito histórico”, sublinhando a importância de resultados efetivos na gestão pública.
O prefeito destacou que, enquanto Recife representa apenas 3,5% da população brasileira, a cidade se destaca por criar 40% das vagas de creche entre as capitais do país. “Não adianta prometer, falar e não entregar. A gente está fazendo”, afirmou, enfatizando a necessidade de ações concretas frente às promessas políticas. Essa fala, segundo analistas, se insere em um contexto de disputa com o Governo do Estado.
Expansão das Vagas de Creche
João Campos também apresentou dados sobre a evolução das vagas de creche no município. Quando assumiu a prefeitura, o Recife contabilizava 6.439 vagas, um número que havia sido acumulado ao longo de quatro décadas. Atualmente, segundo suas informações, a cidade conta com 16.500 vagas em funcionamento, com mais de 10 mil novas oportunidades criadas apenas nos últimos meses. O prefeito estima que até fevereiro desse ano, esse número possa alcançar 18 mil, com uma meta de triplicar a oferta de vagas até o meio do ano que vem.
Outro ponto importante destacado por Campos é que todas as vagas oferecidas são de educação integral, funcionando das 7h às 17h. Ele mencionou ainda a abertura de mais de 500 novas salas de aula, ressaltando que dados dos censos escolares de 2023 e 2024 mostram que 40% das novas vagas de creche nas capitais brasileiras foram implementadas no Recife, um dado que reforça a importância dos esforços locais.
Conflito Político e Parcerias Estaduais
A declaração do prefeito ocorre em um momento em que há tensões entre a Prefeitura e o Governo de Pernambuco a respeito da indicação de terrenos para a construção de creches estaduais na capital. Esse episódio expôs uma disputa política entre João Campos e a governadora Raquel Lyra (PSD), acentuando as divergências nas abordagens educacionais adotadas por ambos os lados.
Intercâmbio Internacional na Educação
Na mesma entrevista, o prefeito apresentou um programa inovador de intercâmbio internacional para estudantes da rede pública, que se destaca como o primeiro do país voltado aos alunos do ensino fundamental. De acordo com Campos, mil estudantes participaram de um ciclo intensivo de inglês, e desses, cem foram selecionados para participar de summer camps em universidades no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Essa iniciativa ganha relevância ao se comparar com o programa estadual Ganhe o Mundo, que enfrentou sérios problemas nos últimos anos.
Sem fazer críticas diretas ao programa estadual, João Campos ressaltou que seu intercâmbio é resultado do desempenho acadêmico dos alunos e parte de uma estratégia mais ampla de promoção de mobilidade social por meio da educação.
Formação Superior e Emprego
Outro aspecto abordado foi o programa Embarque Digital, que visa a formação superior na área de tecnologia. Campos revelou que, dos aproximadamente 2 mil jovens participantes, todos provenientes da escola pública, 83% têm renda familiar de até três salários mínimos. Na última formatura do programa, cerca de 70% dos concluintes já estavam empregados, recebendo pelo menos três salários mínimos, o que demonstra o impacto positivo da iniciativa.
“O que a gente está fazendo pode não dar like, pode não dar visualização, mas muda a vida das pessoas”, afirmou o prefeito, reforçando a importância das ações realizadas por sua gestão. Ao olhar para o futuro, João Campos acredita que essas políticas podem transformar o perfil do Porto Digital nos próximos anos, aumentando a presença de jovens da periferia do Recife em posições de destaque e qualificação.
Com isso, o prefeito deixou claro que, em sua visão, o que realmente importa são os resultados e não simplesmente promessas vazias, um recado claro em meio ao atual cenário político.

