sexta-feira 13 de fevereiro

Abertura do Carnaval no Marco Zero

O carnaval já tomou conta do Recife! A abertura oficial da festividade na capital pernambucana aconteceu na noite desta quinta-feira (12), na emblemática Praça do Marco Zero. Entre as atrações que animaram o evento, destaca-se o cantor Lenine, que é um dos homenageados deste ano, ao lado da talentosa chef Carmen Virgínia e do bloco Madeira do Rosarinho. Também se apresentaram no evento a cantora Priscila Senna e João Gomes, que trouxe o projeto “Dominguinho”, vencedor do Grammy 2025.

O clima festivo começou ao som vibrante dos clarins da orquestra de frevo do Maestro Spok, que anunciou a chegada do grande homenageado. Lenine, que subiu ao palco por volta das 19h45, iniciou sua apresentação com a emocionante “Rua da Passagem” e seguiu com outros sucessos, encantando o público presente. “Estou muito feliz em ser homenageado e em poder estender essa homenagem aos criadores pernambucanos”, declarou o artista, ressaltando seu orgulho de suas raízes.

Performances Memoráveis

Após sua saudação ao público, Lenine interpretou o clássico do frevo “De chapéu-de-sol aberto”, de Capiba, e “Dona da Minha Cabeça”, de Geraldo Azevedo. A conexão com o público ficou ainda mais forte quando o cantor Lula Queiroga, seu parceiro de longa data, subiu ao palco para cantar a poderosa música “A ponte” com Lenine. O Maestro Spok foi uma presença constante durante o show, sendo homenageado por Lenine repetidas vezes.

Uma das surpresas da noite foi a apresentação do duo Anavitória, que encantou a plateia com a delicada “Pingos de Amor”, de Paulo Diniz, que faleceu em 2022. A participação da dupla foi estendida a pedido do público, que aguardava ansiosamente pela canção “Lisboa”, interpretada originalmente por Anavitória e Lenine. Em um momento emocionante, Lenine cantou “Paciência” ao lado das cantoras.

O Maracatu e a Cultura Local

Depois de Lenine, o palco foi tomado pelo grupo Os Garotin, formado por músicos de São Gonçalo (RJ). A programação da noite ainda contou com as apresentações vibrantes da cantora Priscila Senna, que também se apresentou na abertura de Olinda, e João Gomes, acompanhados de JotaPê e Mestrinho.

A abertura do carnaval foi ainda mais rica com o espetáculo “Tumaraca”, que apresentou 13 nações de maracatu em um cortejo colorido pelo bairro até o palco do Marco Zero. Esta celebração, criada há 23 anos por Naná Vasconcelos, contou com a participação de artistas como Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Luedji Luna.

Karynna Spinelli, emocionada, expressou sua gratidão pelo convite para fazer parte da festa: “Que honra estar aqui. Hoje é a realização de um sonho. No meu início de carreira, já estive aí, vários anos assistindo, e tenho certeza que meu pai, onde estiver, está feliz”, disse a cantora.

Gabi do Carmo também deixou sua marca no espetáculo, exaltando o protagonismo feminino presente na apresentação, cujo tema foi “Empoderamento e Protagonismo Feminino: Canto para Iyabás”. “Hoje estou aqui, representando a voz de todas as mulheres que celebram o sagrado feminino através de sua arte”, declarou com emoção.

Esta reportagem está em atualização e trará mais informações sobre as festividades e homenagens que marcam o carnaval do Recife, que promete ser um dos mais vibrantes do Brasil neste ano.

Exit mobile version