quarta-feira 18 de fevereiro

Expectativas para o Último Dia de Desfiles

O terceiro e último dia de desfiles do Carnaval na icônica Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, está prestes a acontecer nesta terça-feira (16). A noite promete ser emocionante, com a apresentação de quatro escolas de samba renomadas: Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro. Cada uma trará enredos que refletem ricas tradições culturais e sociais.

A agremiação Paraíso do Tuiuti abrirá a noite, levando à avenida o tema “Lonã Ifá Lukumi”. O enredo, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, busca celebrar a vertente religiosa afro-cubana. Em 2024, a escola, que finalizou a apuração em 9ª colocação, explorou a história de Xica Manicongo, a primeira mulher trans do Brasil, em uma apresentação repleta de emoção e história.

Logo em seguida, a Unidos de Vila Isabel será a vez de apresentar seu enredo, que, para o Carnaval de 2026, homenageará o artista Heitor dos Prazeres. Intitulado “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, o enredo é uma colaboração dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad junto ao enredista Vinicius Natal. Essa será a estreia da dupla na Unidos de Vila Isabel, após sua passagem pela Grande Rio, e promete trazer uma nova abordagem ao tradicional desfile da escola.

A Acadêmicos do Grande Rio, que sempre surpreende com suas invenções, não ficará atrás. Este ano, a escola anunciou um enredo que homenageia o manguebeat, um influente movimento cultural brasileiro oriundo de Recife, Pernambuco, que emergiu no início dos anos 90. Com a mistura de ritmos como maracatu, rock, hip-hop e música eletrônica, a Grande Rio tem como objetivo “antropofagizar” as influências globais e locais, criando um discurso crítico que aborda a desigualdade social e a degradação ambiental.

Fechando a noite, os Acadêmicos do Salgueiro levarão à Marquês de Sapucaí uma homenagem à icônica carnavalesca Rosa Magalhães, que nos deixou em julho de 2024. O enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, do bacalhau e do pirata da perna-de-pau” será desenvolvido pelo novo carnavalesco Jorge Silveira, que se juntou à escola para o Carnaval de 2025, em conjunto com o enredista Leonardo Antan e a equipe criativa formada por Allan Barbosa e Ricardo Hessez. A expectativa é que a apresentação traga à tona a rica trajetória de Rosa, uma figura marcante na história do Carnaval carioca.

O Carnaval na Marquês de Sapucaí é sempre um espetáculo à parte, e este terceiro dia de desfiles promete encantar o público com suas performances vibrantes e enredos impactantes. Fique atento e não perca a chance de acompanhar esta celebração da cultura brasileira, que atrai admiradores de diversas partes do país e do mundo.

Exit mobile version