Capacitação em Tecnologia para Jovens
A Carreta Digital, um projeto itinerante do Ministério das Comunicações, anunciou a abertura de inscrições nesta terça-feira (3) para cursos gratuitos de tecnologia em Recife, Pernambuco. A iniciativa busca oferecer formação tecnológica a jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e desenvolvimento profissional.
As matrículas estão disponíveis na secretaria do Compaz Dom Helder, onde a Carreta Digital iniciará os cursos no dia 23 de fevereiro. Serão oferecidos cursos nos segmentos de Manutenção de Celulares e Montagem e Manutenção de Computadores, com um total de 140 vagas, divididas em quatro turmas de 35 alunos cada.
“O programa tem um papel fundamental em proporcionar conhecimento e capacitação tecnológica a milhares de estudantes em todo o país. Estamos, efetivamente, promovendo dignidade e ampliando horizontes ao preparar esses jovens para oportunidades de emprego qualificado e uma melhor inserção no mundo digital”, afirmou Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações.
Ambiente de Aprendizado Inovador
A Carreta Digital oferece um ambiente de aprendizado imersivo, conhecido como Espaço Maker, que conta com recursos e materiais de tecnologia avançada. Nesse espaço, os alunos poderão participar de atividades práticas, que incentivam a experimentação e o desenvolvimento de habilidades técnicas, além de promover a autonomia no aprendizado. Ao término dos cursos, os participantes recebem certificação, capacitando-os para atuar em áreas estratégicas do setor digital.
O público-alvo da Carreta Digital em Recife são instituições sociais vinculadas à Prefeitura. Desde sua chegada à capital, em dezembro, o projeto já formou 242 estudantes nas áreas de novas tecnologias. A Carreta Digital, resultado de uma parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), permanecerá em Recife por seis meses antes de se deslocar para outros municípios.
Um Programa com Impacto Social
Desde seu lançamento, a Carreta Digital já formou mais de 10.800 alunos nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco. Com isso, a iniciativa se consolida como uma importante política pública voltada à inclusão digital, qualificação profissional e transformação social.
Além da Carreta Digital, outro destaque da semana é a recente anúncio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, sobre a retomada da rota aérea entre o Brasil e Cabo Verde, um arquipélago na costa ocidental da África. Os voos estão programados para iniciar no dia 6 de maio, com passagens a serem comercializadas a partir de março, com duas frequências semanais ligando Recife às ilhas.
A operação, que será realizada pela Cabo Verde Airlines, é vista como um estímulo à economia da região Nordeste do Brasil e do próprio Cabo Verde, ao fortalecer o comércio, o turismo e a mobilidade de passageiros. Atualmente, a maioria dos voos do Brasil para Cabo Verde faz conexão em Lisboa, o que torna essa nova rota ainda mais relevante.
Silvio Costa Filho destacou a importância dessa ligação, que vai além do compartilhamento da língua. “Após um trabalho conjunto, a pedido do presidente Lula, conseguimos viabilizar o voo direto entre Recife e Cabo Verde. Essa operação será crucial para o desenvolvimento de Pernambuco e da região, promovendo o turismo e os negócios, além de estreitar relações com o mercado africano”, enfatizou.
O embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro D’Oliveira, reforçou a importância estratégica do país para a conexão entre Brasil e África. “Nossas ilhas estão a apenas uma hora de voo da costa africana, e a três horas e meia de Recife, o que fortalece essa ligação com o Atlântico Médio”, disse D’Oliveira.
O secretário executivo de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, também comentou que a nova rota amplia o contato do Brasil com a África Ocidental, que é composta por mais de 15 nações. “Cabo Verde tem o potencial de ser uma plataforma do Brasil no continente africano, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias. Nossa aviação está em um momento especial, com recordes de movimentação internacional, e estamos buscando abrir rotas que sejam estratégicas para o desenvolvimento econômico do Brasil”, afirmou.
Cabo Verde é formado por um conjunto de dez ilhas principais, das quais nove são habitadas. Com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, o país tem uma forte vocação para o turismo e faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, junto com outros oito países.

