Iniciativa em Piauí visa formar novos agentes da cultura de prevenção entre estudantes

Brasília (DF) – Durante o último fim de semana, em celebração ao Dia das Crianças, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) lançou o programa Defesa Civil na Escola no Piauí, com a colaboração de técnicos da Defesa Civil Nacional. Na solenidade, 45 estudantes receberam certificados como multiplicadores da cultura de prevenção, um importante passo para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

A coordenadora-geral de Apoio à Mitigação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Loiane Souza, esteve presente no evento e enfatizou a importância dessa iniciativa. “Estamos falando da formação de jovens multiplicadores nas ações de proteção e defesa civil, como prevenção e mitigação. Estas são ações essenciais para a PNPDEC. O projeto planta uma semente, capacitando e incentivando os alunos a disseminar informações e conhecimentos antes da ocorrência de desastres. A escola é o espaço ideal para promover essa educação”, afirmou.

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o programa utiliza uma abordagem dinâmica e interdisciplinar, com planos de expansão para centenas de municípios piauienses. O objetivo é transformar cada escola em um centro de pesquisa e diagnóstico da realidade local, monitorando fenômenos socioambientais e desenvolvendo estratégias para reduzir vulnerabilidades nas comunidades.

Loiane Souza destacou: “Para nós, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, participar de um evento em que um estado do Nordeste adota um programa tão robusto, impactando diversos municípios, é motivo de grande orgulho. Os jovens são agentes transformadores e multiplicadores”.

O Piauí se torna, assim, o segundo estado do Nordeste a implementar essa metodologia nas escolas, que já é reconhecida internacionalmente. O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, reforçou: “Estamos falando de uma metodologia consagrada pelo Unicef. Embora seja um evento estadual, seu alcance é global”.

Exit mobile version