Miolinho Mole Leva Alegria aos Hospitais
A 19ª edição do bloco Miolinho Mole, promovido pelos Doutores da Alegria, promete transformar as enfermarias pediátricas do Recife em um verdadeiro carnaval entre os dias 2 e 12 de fevereiro. Com uma proposta que une elementos culturais de Pernambuco e Bahia, os palhaços do bloco levarão música, fantasia e muita diversão aos hospitais onde atuam durante o ano, celebrando a rica cultura nordestina ao mesclar o manguebeat com o tradicional trio elétrico.
As festividades terão início no dia 2 de fevereiro no IMIP, seguindo para o Hospital da Restauração no dia 4. No dia 10, as atividades se estenderão ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e ao Procape, encerrando no dia 12, no Hospital Barão de Lucena. Por norma, os cortejos acontecem às 10h, exceto no HUOC, onde a programação começa às 9h30, e no Procape, que terá início às 11h. Em todas as datas, os palhaços percorrerão as alas infantis, proporcionando música, brincadeiras e interações com crianças, acompanhantes e profissionais da saúde.
Uma Homenagem a Chico Science
Este ano, o bloco Miolinho Mole rende homenagem a Chico Science, ícone da música brasileira, que completaria 60 anos em março de 2026. A trilha sonora do evento contará com uma divertida paródia da canção “A Praieira”, adaptada para o ambiente hospitalar: “O meu sorinho | Antes do almoço | É muito bom | Pra tirar uma soneca melhor!”. Para reforçar essa homenagem, os tradicionais jalecos dos palhaços ganharão adereços criativos em forma de cabeças de caranguejo, uma criação do aderecista Antônio Olivier, que remete ao universo do manguebeat e à cultura local.
A estética do desfile também terá um trio elétrico em uma versão lúdica, inspirado na criação de Dodô e Osmar, figuras icônicas do carnaval baiano. A estrutura foi projetada pelo artista Fábio Caio, que se apresenta nos hospitais como Dr. Eu_Zébio. Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, ressaltou que “O foco do nosso trabalho é o resgate do lado saudável da criança. O Miolinho Mole é o momento de extravasar, brincar e celebrar a importância dessa festa popular, que é tão significativa para pernambucanos, baianos e para todos os brasileiros”.
Reconhecimento e Homenagens no Carnaval
Além das visitas aos hospitais, os Doutores da Alegria serão homenageados por dois blocos durante o carnaval do Recife. O bloco infantojuvenil O Bondinho, que terá como tema o grupo em 2026, realizará apresentações na Torre Malakoff e na Praça do Arsenal. Já o bloco de maracatu Quebra Baque dedicará seu desfile da terça-feira de carnaval aos palhaços, em reconhecimento ao seu trabalho.
Alcides Campelo Cavalcanti, presidente de O Bonde, enfatizou que “A sensibilidade, a dedicação e a potência transformadora que o grupo traz por meio da arte e do riso se conectam profundamente com o espírito lúdico e afetivo do nosso bloco”. Arilson Lopes também comentou sobre a importância das homenagens: “Os Doutores da Alegria têm uma ligação forte com a cultura pernambucana, com o carnaval e com a cidade. Ser homenageados por dois blocos é uma experiência muito especial”.
Programação do Bloco Miolinho Mole
Confira a programação do bloco Miolinho Mole (Doutores da Alegria):
- 2 de fevereiro (segunda) – 10h – IMIP
- 4 de fevereiro (quarta) – 10h – Hospital da Restauração
- 10 de fevereiro (terça) – 9h30 – HUOC | 11h – Procape
- 12 de fevereiro (quinta) – 10h – Hospital Barão de Lucena
