Orientações Práticas para Profissionais de Saúde
Agência FAPESP – O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), lançaram um Guia rápido que orienta sobre como avaliar, intervir e encaminhar em 15 situações de saúde mental na Atenção Primária. O material tem como alvo os profissionais da área da saúde e visa apoiar a condução de casos frequentes, reunindo dicas práticas para reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com uma variedade de demandas.
O CISM integra a rede de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, localizado na Universidade de São Paulo (USP), e conta com a colaboração das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A nova publicação é um desdobramento do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, efetuado em parceria pela UniFAJ e o CISM, que teve como principal objetivo capacitar profissionais da rede de Atenção Básica do município de Jaguariúna (SP). Durante este projeto, foram oferecidas 18 aulas remotas, com uma frequência semanal.
Com um total de 82 páginas e estruturado em tópicos, o guia aborda de maneira sistemática uma gama de quadros frequentes, abrangendo desde questões que afetam a infância e a adolescência, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e atrasos no desenvolvimento, até condições que impactam adultos. O material apresenta de forma concisa as 15 situações mais comuns observadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Os temas tratados vão desde condições frequentes na infância e adolescência, como desatenção, irritabilidade e atrasos no desenvolvimento, até questões prevalentes na vida adulta, como ansiedade”, explica a psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do guia.
O guia está disponível para download em: mailchi.mp/cism/guiarapido. Para quem preferir a versão impressa (também gratuita), é possível solicitar através do e-mail comunicacao@cism.org.br.

