Descontos e Novas Opções de Pagamento para o IPTU 2026
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Finanças, anunciou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2026. Ao todo, 362.538 boletos já estão disponíveis para os contribuintes através do Portal Recife em Dia e na plataforma Conecta Recife. O vencimento para a cota única ou a primeira parcela está marcado para o dia 10 de fevereiro. O parcelamento do imposto pode ser realizado em até dez vezes, com vencimentos sempre no dia 10 de cada mês. A distribuição dos boletos físicos continua a ser feita nos imóveis.
Todos os boletos do IPTU 2026 emitidos para os imóveis em dia com a Prefeitura já incluem um desconto de 5% no valor total. Esse é o montante que será parcelado caso o contribuinte opte por essa forma de pagamento. Além disso, há a opção de um desconto adicional de 5% para quem quitar o imposto em cota única, totalizando 10% de abatimento. Porém, aqueles que possuem pendências junto à administração municipal só terão direito ao desconto de 5% se optarem pelo pagamento à vista.
“Mais uma edição da campanha do IPTU se inicia e a Prefeitura está comprometida em facilitar o processo para os contribuintes. Colocamos à disposição todos os nossos canais de atendimento para que possam acessar o tributo de maneira prática, tirar dúvidas e contribuir para o desenvolvimento da cidade. Com essa participação, conseguimos fortalecer áreas essenciais e ampliar ações nos bairros, especialmente naqueles que mais precisam”, destacou João Marcelo Araújo, secretário executivo de Tributação da Secretaria de Finanças do Recife.
Como Emitir o Boleto do IPTU 2026
Emitir e pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) do IPTU 2026 é simples e não requer impressão. Para isso, o contribuinte apenas precisa do Sequencial do imóvel. Para acessar o boleto pelo Portal Recife em Dia, o usuário deve visitar o site recifeemdia.recife.pe.gov.br e clicar no ícone “IPTU 2026” na seção “Acesso Rápido” na página inicial. Após isso, deve inserir o sequencial do imóvel e confirmar o acesso digitando os caracteres exibidos. O próximo passo é escolher entre o pagamento à vista (DAM único) ou emitir a primeira parcela do pagamento em dez vezes, podendo gerar todos os boletos do parcelamento.
Quem preferir pagar via PIX não precisa gerar o boleto. Basta clicar na opção para gerar o código PIX. No Portal Recife em Dia, também há um banner dedicado ao IPTU 2026, que redireciona para a área de emissão de boletos.
Acesso pelo Conecta Recife
Para aqueles que optarem pelo aplicativo Conecta Recife, é necessário baixá-lo nas lojas de aplicativos, como Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Após abrir o app, existem várias maneiras de acessar o boleto:
- Na seção de Destaques, clicar no ícone “IPTU 2026” e inserir o sequencial do imóvel para emitir boletos.
- Selecionar “Imóveis”, escolher “IPTU e Taxa de Limpeza” e clicar em “Pagar IPTU de 2026”. Se o imóvel estiver registrado em seu nome, ao logar, ele será automaticamente identificado. Caso contrário, o contribuinte deve digitar o sequencial e clicar em Consultar. Depois, acessar a aba Extrato de Débitos e Boletos de Pagamento para optar entre pagamento parcelado ou em cota única.
- Na aba de pesquisa, digitar “IPTU”, tocar na opção “Pagar IPTU de 2026” e, em seguida, “Acessar Serviço” para emitir os boletos.
O documento gerado, independentemente da forma de acesso, contém código de barras e QR Code para pagamentos via PIX. Os pagamentos também podem ser realizados presencialmente em locais credenciados e lotéricas.
Descontos com Nota Fiscal de Serviços
Para os imóveis que já foram indicados para receber descontos através de créditos gerados na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), os carnês de 2026 já estão com o abatimento aplicado. Para garantir descontos nos próximos anos, é recomendável que o CPF seja incluído na NFS-e, o que gera créditos automáticos sempre que o imposto é recolhido. Esses créditos têm validade de cinco anos e podem oferecer até 50% de abatimento do valor total do IPTU.
Novo Design do Boleto
A Secretaria de Finanças também implementou uma atualização no design do boleto, visando melhorar a experiência do contribuinte na leitura e no pagamento do tributo. O novo Documento de Arrecadação Municipal (DAM) traz um design gráfico que valoriza a cidade do Recife, além de melhorias na visualização das informações, com texto em tamanho maior e espaço otimizado para identificação das parcelas e códigos de barras. Essa iniciativa visa evitar pagamentos em duplicidade e confusões na escolha das parcelas a serem quitadas. Além disso, o novo DAM inclui canais digitais da Sefin e orientações úteis para que o contribuinte se mantenha em dia com suas obrigações, incluindo informações sobre como prevenir e combater a violência contra a mulher.
