Programação Atraente para Todos os Públicos
São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está promovendo uma série de oficinas e cursos gratuitos nas bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas. O objetivo é estimular a expressão artística, o convívio social e o desenvolvimento pessoal. Durante todo o mês de novembro, as bibliotecas oferecem uma variedade de atividades que vão desde práticas de bem-estar até formações em áreas como tecnologia, idiomas e artes visuais. Os interessados podem conferir a programação nas páginas das bibliotecas.
A Zona Leste se destaca com uma programação criativa. Na Biblioteca Hans Christian Andersen, as terças-feiras são dedicadas a um curso de inglês para iniciantes com a professora Márcia. Nos dias 7 e 14 de novembro, a pesquisadora Blenda Souto Maior conduzirá oficinas de escrita, enquanto nos dias 21 e 28, a artista Fernanda Renate ministrará aulas de pintura em aquarela para crianças. A programação ainda inclui a oficina de Agulha Mágica, onde Dona Dolores ensina a técnica do ponto russo, e uma oficina prática de fotografia com celular, voltada para empreendedores, com o fotógrafo Alexandre Chezini.
Interatividade e Tecnologia na Zona Leste
Leia também: Pós-Doutorado em Tecnologia de Alimentos na Unicamp: Oportunidade Imperdível
Leia também: Seminário Siti Explora Tecnologia e Sustentabilidade em Evento de Sucesso
Na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé, as manhãs de segunda-feira são reservadas para o projeto TechKids, que oferece aulas de tecnologia para crianças de 7 a 12 anos. Já o projeto Tech 60+, dedicado à alfabetização digital de idosos, ocorre às sextas-feiras. Além disso, a biblioteca promove uma oficina de Jogos Musicais e a oficina de Modelagem em Biscuit, que acontecem nas últimas semanas de novembro.
A Biblioteca Lenyra Fraccaroli também se une à programação com a Oficina de Memória, em parceria com a UBS Vila Nova Manchester, que ocorre sempre às segundas-feiras. Às 15h, a artesã Zélia Quintas ensina crochê, e nas terças, o professor Samuel Costa lidera aulas de line dance para todas as idades. Em outra unidade, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet oferece uma oficina de Shantala, técnica indiana de massagem para bebês, no dia 28 de novembro.
Consciência Negra e Ancestralidade nas Bibliotecas da Zona Norte
A programação de oficinas na Zona Norte gira em torno da ancestralidade. Na Biblioteca Afonso Schmidt, a contadora de histórias Mariana Reis e o artista Rafael Mariposa conduzirão, no dia 26, a contação “O Reflexo de Nana”, seguida de uma oficina artística. Já na Biblioteca Álvares de Azevedo, há aulas de Tai Chi Pai Lin e oficinas de pandeiro aos sábados. A Biblioteca Érico Veríssimo, na Parada de Taipas, promove encontros de Danças de Pindorama, enquanto a Biblioteca Narbal Fontes realiza atividades de capoeira aos sábados.
Leia também: III Semana Acadêmica de Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Estágios, Inovação e Sustentabilidade em Foco
Leia também: Bahia Se Destaca como Centro de Inovação em Tecnologia e Sustentabilidade com ARAMUSS-2025
Fonte: daquibahia.com.br
Foco na Terceira Idade na Zona Sul
O público idoso é o foco das oficinas na Zona Sul. A Biblioteca Viriato Corrêa organiza o Fórum Mensal da Cidadania da Pessoa Idosa e oferece uma série variada de oficinas, incluindo inglês, coral e redes sociais. Além disso, a Biblioteca Castro Alves, em parceria com a UBS Vila Arapuá, promove aulas de Dança Circular e Tai Chi Pai Lin.
Oficinas Diversificadas na Zona Oeste
As atividades na Zona Oeste incluem aulas de yoga na Biblioteca Mário Schenberg e oficina de viola clássica na Biblioteca Álvaro Guerra. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima recebe os encontros de gamão e oficinas de memória. Por fim, a Biblioteca Raul Bopp traz oficinas para mulheres, como crochê, escrita criativa e bordado livre.
Acesso e Informação para Todos
A programação completa das bibliotecas, incluindo as de bairros e pontos de leitura, pode ser consultada no site da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB). Este núcleo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa é responsável pela administração de 84 equipamentos culturais em São Paulo, oferecendo acesso à cultura, leitura e conhecimento por meio de iniciativas como o programa “Biblioteca Viva” e o serviço de streaming BiblioSP, que disponibiliza milhares de livros online. Não perca a chance de participar dessas atividades enriquecedoras e gratuitas.
