Quem São os Viajantes do Carnaval no Recife?
Durante o Carnaval, o Recife se transforma em um dos destinos mais cobiçados do Brasil, conhecido por sua vibrante cultura, repleta de frevo e blocos de rua que tomam conta do centro histórico. Um estudo realizado pela Azul oferece uma visão clara do perfil dos foliões que escolhem a capital pernambucana para aproveitar a festa. De acordo com a pesquisa, 55% dos clientes que viajam para Recife durante o período carnavalesco são homens, enquanto 45% são mulheres. Além disso, 58% dos passageiros têm entre 25 e 44 anos, o que solidifica essa faixa etária como a principal responsável pela frequência ao Carnaval local.
Dentro desse recorte etário, destacam-se dois grupos principais: 26% dos viajantes estão na faixa de 25 a 34 anos, enquanto 32% pertencem ao grupo de 35 a 44 anos. Outras faixas também garantem sua presença na folia, com 15% dos clientes entre 45 e 54 anos, 8% entre 55 e 64 anos, e 8% de menores de 18 anos. Os jovens de 18 a 24 anos representam 6%, e aqueles com mais de 65 anos somam 5% do total de viajantes.
Tempo de Permanência no Recife Durante o Carnaval
A pesquisa também revela que a maioria dos foliões que visitam o Recife para o Carnaval tende a permanecer por mais tempo na cidade. Cerca de 66% das passagens emitidas são de ida e volta, sinalizando que muitos viajantes planejam suas estadias para aproveitar ao máximo a programação do feriado. Além disso, 29% dos clientes compram passagens apenas de ida, enquanto 5% optam pela opção Multitrecho, que permite incluir mais de um destino em uma única viagem.
Entre os principais aeroportos de onde os foliões partem para o Recife, destacam-se Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Belo Horizonte-Confins (MG) e Salvador (BA). Esses dados mostram a forte conexão da capital pernambucana com os grandes centros urbanos do Brasil.
O Que Faz do Carnaval do Recife um Evento Único?
“O Carnaval do Recife tem uma identidade muito própria, com programação extensa e uma forte presença nas ruas, ocupando a cidade ao longo de vários dias. O perfil dos foliões que escolhem a cidade para a folia se mantém bastante consistente ao longo dos anos, especialmente entre o público de 25 a 44 anos”, comenta João Gabriel Ribeiro, gerente sênior de E-commerce, Performance e CRM da Azul.
Preparativos para o Carnaval de 2026
Com a alta demanda esperada para o Carnaval, a Azul já se prepara para uma operação especial no Recife entre os dias 12 e 22 de fevereiro de 2026. Serão 150 voos extras e 19,1 mil assentos adicionais, ampliando a conectividade da cidade para 13 destinos durante o período carnavalesco.
Esse reforço na malha aérea visa atender ao aumento da procura por voos tanto de origem quanto de destino no Recife, que se consolidou como um dos principais polos de entrada de foliões no Nordeste. Isso garante mais opções de horários e uma maior oferta de assentos para aqueles que escolhem a cidade como base para desfrutar do Carnaval.
