Um Começo Intenso para os Pré-Candidatos
Pernambuco inicia o ano de 2024 se consolidando como um importante cenário para os pré-candidatos à presidência. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo, e Renan Santos, empresário e ativista ligado ao partido Missão, já estão agendados para visitar o estado nos próximos dias. Ambos pretendem se encontrar com correligionários, participar de entrevistas e debater as diretrizes das eleições que se aproximam. Zema, que está encerrando seu segundo mandato em Minas, é um dos nomes que mais tem sido cogitado dentro da direita, especialmente após duas gestões exitosas em seu estado. Por outro lado, Renan, que recentemente ingressou na corrida presidencial, já destaca-se nas pesquisas de opinião, especialmente entre os jovens, devido à sua forte presença nas redes sociais.
Recentemente, em uma postagem no Instagram, Renan compartilhou os resultados de uma pesquisa da Atlas Intel, que o coloca em um empate técnico com outros dois governadores: Ratinho Junior, do Paraná, e Zema. A visita de Renan a Pernambuco marca a sua primeira parada na jornada eleitoral. O deputado federal Kim Kataguiri confirmou que ele estará presente no Recife e em outras cidades entre os dias 11 e 15 deste mês, incluindo Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço, Paudalho, Carpina, Caruaru e Garanhuns. Um encontro importante está agendado para este domingo, às 15h30, no Marco Zero do Recife, onde Renan se reunirá com os militantes de seu partido.
Encontros e Estratégias no Cenário Político
O governador Romeu Zema, por sua vez, programou um encontro estadual do seu partido para o dia 25 deste mês, às 14 horas, no Auditório do Empresarial MV, na Imbiribeira. Este evento contará com a presença do presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e do presidente estadual, Técio Teles, além de vereadores da capital, como Eduardo Moura e Felipe Alecrim. Durante este encontro, Zema irá abonar a filiação de novos pré-candidatos a deputado estadual e federal, além de empresários e apoiadores do partido. Técio Teles enfatizou a capacidade de gestão demonstrada por Zema como um diferencial que o credencia como candidato à presidência: ‘Ele assumiu um estado em crise e conseguiu reorganizar a economia de Minas, obtendo a reeleição no primeiro turno.’
A Situação dos Partidos e os Desafios à Frente
Enquanto o partido Missão ainda possui um longo caminho a percorrer para se estabelecer em Pernambuco, o Novo já saiu da visão de 2024 com respaldo significativo. O partido elegeu os vereadores Eduardo Moura e Felipe Alecrim no Recife, que se destacaram como opositores na Câmara Municipal. Moura, por exemplo, recentemente atingiu 8% das intenções de voto para governador nas pesquisas. O Novo ainda não decidiu se lançará Moura para o governo ou para o cargo de deputado federal, mas a tendência é que ele siga para a Câmara dos Deputados, considerando a ambição do partido de eleger um número significativo de federais em 2026, visando superar a cláusula de barreira.
Articulações Entre os Partidos Tradicionais
Por outro lado, o presidente estadual da Federação União Progressista, o deputado federal Eduardo da Fonte, tem se empenhado em articular agendas que visem unir o PP e o União Brasil em Pernambuco. Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que preside o União Brasil no estado, utilizou suas redes sociais para falar sobre o encontro “Mulheres que Constroem o Amanhã”, onde abordou temas como educação, saúde feminina e combate ao feminicídio. Este foi o primeiro evento do União Brasil neste ano, coordenado pela prefeita Juliana Chaparral, que também é pré-candidata a deputada federal.
Com as movimentações políticas em Pernambuco se intensificando, a expectativa é que o estado continue a ser um ponto de referência nas articulações eleitorais. O que resta saber é se, de fato, o PP e o União Brasil conseguirão se reunir para um encontro conjunto no estado e quais serão os desdobramentos dessa união.

