Ponto Facultativo no Estado de Pernambuco
O governo de Pernambuco anunciou, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (7), que os dias 16, 17 e 18 de fevereiro serão ponto facultativo. Essas datas correspondem à Segunda e Terça-Feira de Carnaval, além da Quarta-Feira de Cinzas.
Com essa decisão, as repartições públicas e as entidades da administração direta e indireta da região não terão expediente durante esses dias. Isso inclui, por exemplo, a suspensão das aulas nas escolas estaduais.
Entretanto, o decreto estabelece que alguns serviços considerados essenciais, a critério dos responsáveis de cada órgão, poderão continuar funcionando normalmente. Essa flexibilidade visa garantir o funcionamento de atividades indispensáveis durante o período de festividades.
A nova norma estadual acompanha, em parte, um decreto federal que foi publicado no final de 2025. O governo federal também determinou ponto facultativo em todo o Brasil, nas mesmas datas, além de prever que, na Quarta-Feira de Cinzas, o expediente só retorne após as 14h.
No caso específico de Pernambuco, a decisão do governo estadual foi um pouco mais abrangente, já que o ponto facultativo se estende por todo o dia da Quarta-Feira de Cinzas, garantindo um descanso prolongado aos servidores públicos e à população em geral.
A escolha por um período de descanso maior tem como objetivo não apenas acompanhar a tradição carnavalesca, mas também proporcionar um tempo de recuperação após os dias de celebração, que costumam ser intensos e repletos de festividades. O Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos pernambucanos e representa uma oportunidade para vivenciar a cultura local e as manifestações artísticas que permeiam a festividade.
Com isso, espera-se que a população possa aproveitar as festividades de forma plena, com a certeza de que as atividades nas repartições públicas estarão suspensas, permitindo que todos possam se integrar às diversas celebrações que ocorrem em todo o estado.
