Oportunidades na Educação Pública da Bahia
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE), editais para três processos seletivos simplificados em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As vagas, que totalizam cerca de três mil, são direcionadas à contratação de profissionais para diversas funções, incluindo técnico administrativo temporário, professor orientador de estágio em Saúde, nas áreas de Enfermagem e Radiologia, e técnico de nível superior nas áreas de engenharia, arquitetura, contabilidade e administração, com a intenção de atuar na rede pública estadual.
Dentre as vagas disponibilizadas, 2.500 são destinadas ao cargo de técnico administrativo temporário, 228 para professor orientador de estágio em Saúde e 49 para técnico de nível superior. Todos os candidatos passarão por testes seletivos. A entrada desses novos profissionais visa reforçar tanto o trabalho pedagógico quanto as funções administrativas, contribuindo assim para as iniciativas que são desenvolvidas nas escolas estaduais. As inscrições para participar do processo seletivo poderão ser realizadas entre os dias 26 de janeiro e 23 de fevereiro, através do site www.ibfc.org.br.
A principal finalidade das contratações é o fortalecimento das equipes que atuam nas escolas e setores administrativos da SEC, acompanhando a crescente demanda de estudantes e a expansão da rede estadual de ensino. Com essa iniciativa, o governo busca garantir a continuidade das atividades nas unidades escolares e aprimorar o atendimento à comunidade escolar em várias regiões da Bahia.
Os técnicos administrativos temporários terão a responsabilidade de atuar em unidades escolares localizadas nos 417 municípios do estado, além de nos órgãos administrativos da SEC, como os Núcleos Territoriais de Educação e o Órgão Central, em Salvador. Por sua vez, os professores orientadores de estágio serão designados para os cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia da rede estadual de Educação Profissional. Já os técnicos de nível superior estarão alocados nos Núcleos Territoriais de Educação de números 01, 03, 11, 16, 17, 22, 26 e 27.

