sexta-feira 20 de fevereiro

Fortalecendo a Produção Nacional de Medicamentos

Na busca por aumentar a autonomia do Brasil em saúde pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou uma visita ao parque industrial da Biocon, localizado em Bengaluru, na Índia, na última quinta-feira (19/2). O objetivo da visita é fortalecer a produção de medicamentos de alta complexidade a nível nacional. Durante a estadia, Padilha teve a oportunidade de conhecer as instalações que produzem medicamentos biológicos, entre eles o pertuzumabe, utilizado no tratamento de câncer de mama HER2-positivo, incluindo casos avançados.

No itinerário, o ministro também se familiarizou com o processo de fabricação de medicamentos à base de GLP-1, como a semaglutida, popularmente conhecida como a “caneta emagrecedora”, indicada para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade.

“Visitar uma das maiores produtoras de medicamentos biológicos do mundo é um passo significativo. Estamos tratando de medicamentos modernos que podem ajudar no combate ao câncer, doenças autoimunes e crônicas. A meta é produzir tudo isso aqui no Brasil, garantindo acesso à população e salvando vidas”, destacou Padilha. O ministro complementou que a Biocon, como grande player global, possui tecnologias em medicamentos peptídicos, que não apenas tratam diabetes e obesidade, mas também poderão ser utilizados futuramente para outras condições médicas. A expectativa do Ministério da Saúde é que esta aproximação com as empresas indianas possa resultar em novos acordos que tragam mais tecnologia e produção de medicamentos para o Brasil, contribuindo para a saúde e a soberania brasileira em parceria com a Índia, um dos países do BRICS.

Exit mobile version