Um Programa Voltado para a Inclusão e o Desenvolvimento
O recém-proposto Programa Bolsa Azul tem como finalidade principal minimizar a vulnerabilidade econômica das famílias com pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, visa promover a inclusão social, o desenvolvimento integral e a melhoria da qualidade de vida tanto das pessoas com TEA quanto de seus cuidadores. Essa iniciativa também busca garantir o acesso ampliado a serviços especializados nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
Em declaração, Agora é Rubem, autor da proposta, destacou que “a experiência acumulada pelo Município evidencia que a intersetorialidade e a participação da sociedade são essenciais para o êxito de políticas direcionadas ao público com TEA. Com o Bolsa Azul, o Recife reafirma seu compromisso com a inclusão e a diminuição das desigualdades, promovendo a dignidade das pessoas com TEA e de suas famílias”.
Benefícios Financeiros e Apoio Psicossocial
O Programa Bolsa Azul não se limita a oferecer suporte financeiro, mas também inclui assistência psicossocial para as pessoas diagnosticadas com TEA e suas respectivas famílias. O benefício mensal será de R$ 1.500, concedido mediante comprovação de diagnóstico por meio de laudo médico. O programa deverá priorizar as famílias cuja renda per capita não ultrapasse dois salários mínimos. Rubem esclareceu: “Essa iniciativa reforça a importância da integração das políticas intersetoriais para suprir as necessidades das pessoas com TEA. Estamos garantindo não apenas um suporte financeiro, mas também a ampliação do acesso à Saúde, Educação e Assistência Social de maneira coordenada, o que potencializa a qualidade de vida dessas pessoas”.
Aprovação e Próximos Passos
O projeto do Programa Bolsa Azul já obteve um parecer favorável das Comissões de Legislação e Justiça, Educação e Direitos Humanos. Nesse momento, aguarda a análise de outras comissões para que possa ser levado à votação no plenário da Câmara Municipal. Os próximos passos são cruciais para que essa proposta se torne uma realidade e possa efetivamente transformar a vida de muitas famílias recifenses.
