Iniciativa Verde em Mogi das Cruzes
No dia 8 de janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria Especial da Primeira Infância, deu início ao primeiro plantio do Projeto Brotos de Mogi em 2026. O evento aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Antônia Thereza de Mello Oliveira, localizado na Estrada do Beija-Flor, no Botujuru. Neste dia, foram plantadas nove mudas de espécies nativas, incluindo pitangueiras, uma grumixama, uma araçá, uma goiabeira, uma gabiroba, um cambuci, uma cabeludinha e uma jabuticabeira.
O Projeto Brotos de Mogi, que teve sua criação em 2025, tem como principal meta aumentar a arborização da cidade. A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, enfatiza que essa ação é uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli, que busca tornar Mogi das Cruzes uma cidade cada vez mais verde. “Estamos cumprindo essa meta através de projetos específicos, como o Brotos de Mogi e o Plante Água,” afirma Cesare.
Objetivos do Projeto Brotos de Mogi
De acordo com o diretor de Sustentabilidade da Secretaria, Ricardo Moscatelli, o foco do Programa Brotos de Mogi é a arborização de espaços públicos, como praças, parques, calçadas e escolas. Entretanto, a iniciativa também visa conscientizar a população sobre a relevância do plantio de árvores, que traz diversos benefícios, como a regulação do clima e a atração de pássaros.
“Além do Brotos de Mogi, estabelecemos o projeto Plante Água em 2025, que incentiva a população a cultivar árvores. Com essa iniciativa, cada cidadão pode solicitar até três mudas no Viveiro Municipal, apresentando o CPF e realizando um breve cadastro,” explica Moscatelli.
Acompanhamento do Plantio e Sustentabilidade
O cadastro para o recebimento das mudas é uma estratégia para monitorar o plantio e, a médio e longo prazo, mapear a cobertura verde da cidade. Esse acompanhamento permitirá avaliar o crescimento das mudas doadas e garantir o sucesso do projeto. Todas as mudas utilizadas nas iniciativas são provenientes do Viveiro Municipal, que possui atualmente cerca de 5 mil mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, incluindo variedades frutíferas.
Os técnicos do Viveiro Municipal se dedicam a fornecer orientações sobre o plantio no momento da entrega das mudas, assegurando que os mogianos possam cuidar corretamente de suas árvores e contribuir para um ambiente mais sustentável e saudável. A iniciativa é um importante passo em direção a um futuro mais verde para Mogi das Cruzes, promovendo a educação ambiental desde a infância e incentivando a participação ativa da comunidade.

