segunda-feira 12 de janeiro

O Crescimento da Engenharia de IA em Recife

A engenharia de inteligência artificial se destaca como uma das profissões com maior potencial de crescimento até 2026, conforme apontado por um estudo recente do LinkedIn. Essa análise trouxe à tona que Recife está entre as três cidades brasileiras com a maior demanda por especialistas nesta área, ao lado de Florianópolis e São Paulo.

Com a crescente adoção de ferramentas e soluções que utilizam a inteligência artificial, a necessidade de engenheiros capacitados para desenvolver e administrar sistemas que realizam análise de dados, identificação de padrões e previsões se fez evidente. A média salarial dessa profissão gira em torno de R$ 8 mil, segundo informações do site Glassdoor, podendo aumentar significativamente com a experiência do profissional.

Possibilidades e Desafios no Mercado de Trabalho

Silvio Meira, fundador do Porto Digital e investidor em diversas empresas do setor, exemplifica as amplas oportunidades que se abrem para os engenheiros de IA. Ele observa que empresas como a TDS Company utilizam agentes conversacionais para solucionar questões estratégicas, enquanto a Neurotec aplica a tecnologia em análises de risco. Para Meira, “uma empresa que não estiver na vanguarda do uso de inteligência artificial em seu mercado está preparando sua própria saída dele”.

Formação e Capacitação em Inteligência Artificial

O relatório “Empregos em Alta” revela que profissionais que atuam na área de IA possuem formações diversas, incluindo engenharia de software, ciência de dados e engenharia de dados. Em Pernambuco, instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferecem cursos que incorporam disciplinas relacionadas à inteligência artificial em seus currículos de tecnologia.

Meira ressalta que o Porto Digital também é um espaço onde empresas têm contratado profissionais de outras áreas, como estatística, matemática e física, para desenvolver modelos computacionais que utilizam inteligência artificial na análise de risco. “Além disso, outras empresas do setor tecnológico estão envolvendo advogados em seus processos, utilizando a IA para otimizar a análise de processos judiciais”, explicou.

Demanda de Profissionais de Tecnologia em Recife

De acordo com Silvio Meira, a procura por profissionais de tecnologia da informação em Recife representa aproximadamente 25% do total de vagas geradas em todo o Brasil. “Nos últimos meses, o Porto Digital criou uma nova oportunidade a cada quatro novas vagas de tecnologia da informação no país. Esse número é desproporcionado em relação à população de Pernambuco, especialmente a de Recife”, detalhou.

Em suma, a combinação de um mercado em crescimento e uma formação sólida está levando Recife a se consolidar como um polo de oportunidades para engenheiros de inteligência artificial. O futuro parece promissor para aqueles que buscam se especializar nesta área inovadora e em expansão.

Exit mobile version