segunda-feira 22 de dezembro

Patrulhamento Ostensivo na Capital Baiana

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) dá um passo significativo em direção à segurança pública em Salvador com a inclusão de 70 cavalos na Operação Verão 2025/26. Essa ação, que se estenderá até abril de 2026, visa intensificar o patrulhamento ostensivo em diversas áreas. Os animais, bem treinados para operar tanto em terrenos firmes quanto na areia das praias, ampliam a capacidade de observação dos policiais, permitindo uma identificação antecipada de situações de risco.

A orla da Boca do Rio, um dos locais mais movimentados da cidade, será intensamente monitorada pela participação da cavalaria. Para a enfermeira Adriana Maynart, de 42 anos, a presença dos cavalos nas ruas traz uma sensação de segurança renovada. “Vendo o patrulhamento, a cavalaria, os policiais em pontos estratégicos, eu me sinto mais segura. Isso é maravilhoso”, destacou.

Foco nas Áreas Turísticas e de Grande Fluxo

Os bairros que apresentam maior fluxo de pessoas ou são conhecidos pela concentração turística, como Stella Mares, Itapuã, Boca do Rio, Jardim dos Namorados, Barra, São Tomé de Paripe e Bonfim, terão um efetivo consideravelmente reforçado. No Comércio, a atuação da PM também se intensifica em regiões que recebem um grande número de cruzeiristas. O comandante da Cavalaria da PMBA em Salvador, Major Vinícius Moreno, ressaltou que “a ostensividade com tropa montada zera ocorrências de furtos, roubos, aqueles delitos que incomodam o cidadão comum”.

Um policial montado, conforme os especialistas, tem o equivalente funcional a dez agentes a pé, o que torna essa estratégia bastante eficaz. A comunicação entre os membros da equipe é realizada por meio de rádio, viaturas, bicicletas, drones e câmeras de videomonitoramento, garantindo que a coordenação do trabalho seja feita de maneira eficiente pelo Comando de Operações Especiais. Essa abordagem permite que áreas com maior demanda sejam cobertas, minimizando os riscos de situações críticas.

Exit mobile version