Uma Onda de Conhecimento no Sul do Brasil
De 21 a 26 de outubro de 2025, o Sul do Brasil se tornará um polo de aprendizado e descobertas com a realização da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Sob o tema ‘Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território’, o evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação (MCTI), destaca a importância da pesquisa, da cultura e da educação. A SNCT é considerada o maior movimento de popularização científica do país, envolvendo milhares de estudantes, pesquisadores e comunidades locais em ações que demonstram como a ciência está presente no cotidiano das pessoas.
Com o tema ‘Águas do Extremo Sul – Marés de Saberes, Ciência e Tecnologia para Resiliência Climática’, o Rio Grande do Sul (RS) abraça a SNCT com uma programação diversificada. Coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), as atividades se estendem por várias cidades, incluindo Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e a Estação Ecológica do Taim. Uma das atrações é a Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, que apresenta mais de 60 trabalhos desenvolvidos por estudantes da rede pública. Além disso, a Mostra de Ciências e do Conhecimento promove um diálogo frutífero entre saberes tradicionais e acadêmicos, focando em temas como sustentabilidade, inovação e inclusão social.
Atividades e Conexões em Santa Catarina
Leia também: Bahia Realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Focada em Oceanos e Clima
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Leia também: Morte Encefálica Confirmada em Paciente com Suspeita de Intoxicação por Metanol no DF
Fonte: olhardanoticia.com.br
No estado vizinho, Santa Catarina (SC) também se mobiliza com uma série de atividades da SNCT, que ocorrem em diferentes campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). No IFSC – Campus Tijucas, a programação envolve moradores, pescadores, estudantes e professores em rodas de conversa sobre justiça climática, contando ainda com oficinas, palestras virtuais e apresentações culturais, como o Boi de Mamão. A proposta também chega ao Quilombo do Valongo, onde se discute o papel das águas e do território na cultura local. No extremo oeste, o IFSC – Campus São Miguel do Oeste integra divulgação científica, educação ambiental e desenvolvimento tecnológico. Por sua vez, o IFSC – Câmpus Jaraguá do Sul – Centro promove feiras, oficinas, palestras, observação do céu e iniciativas de economia solidária.
Reflexões Sobre o Futuro com o Oceano
Em Santa Catarina, o IFC – Câmpus Santa Rosa do Sul realiza a segunda edição da SNCT com o tema ‘O Oceano que Precisamos para o Futuro que Queremos’. As atividades são agrupadas em quatro grandes eventos: a Feira de Ciências, Inovação, Tecnologia, Arte e Cultura (Fecitac); a Jornada Integrada dos Cursos Superiores (Jics); a Mostra de Iniciação Científica (MIC); e a Agrotec – Exposição Tecnológica da Agricultura Familiar. Esses encontros abordam os sete princípios da cultura oceânica, incentivando a reflexão sobre o uso sustentável da água e a relevância dos ecossistemas aquáticos para a vida humana.
Leia também: VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG: Explorando o Planeta Água
Fonte: omanauense.com.br
Patrocínio e Colaboração na SNCT
A realização da SNCT conta com a coordenação do MCTI, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), e é patrocinada por importantes instituições, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda, Caixa Econômica Federal, Positivo Tecnologia S.A., Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), Conselho Federal de Química (CFQ), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br e NIC.br), além da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).
