Espaço Reformado Promete Inovação e Inclusão na Educação em Pernambuco
No último dia 3 de fevereiro, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco celebrou a inauguração do Centro de Educação Profissional do Recife, após um investimento de R$ 34 milhões na modernização do Edifício José de Anchieta. Com uma estrutura totalmente reformulada, a nova unidade visa oferecer mais conforto e acessibilidade, além de inovações tecnológicas, sendo capaz de atender até 700 alunos em diferentes turnos: manhã, tarde e noite.
Situado na Avenida Visconde de Suassuna, no bairro de Santo Amaro, o edifício ocupa uma área total de 4.384,95 metros quadrados, estruturada em 10 andares. A modernização trouxe 11 salas de aula e nove laboratórios, com cinco deles dedicados às áreas de Tecnologia e Cultura Maker. Além disso, o espaço conta com ambientes voltados para Saúde, Artes e Rádio e TV. Cada andar é equipado com áreas de convivência e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, destacando o compromisso do projeto com a inclusão.
Com essa reformulação, o Senac Recife expande seu portfólio educacional, oferecendo uma variedade de cursos técnicos, qualificações e aperfeiçoamentos nas áreas de Tecnologia, Saúde, Gestão, Comunicação, Artes e Economia Criativa. Os novos ambientes pedagógicos foram projetados para priorizar a aprendizagem prática e o uso de tecnologias educacionais, alinhando-se às demandas do mercado de trabalho e às transformações do setor produtivo.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, ressaltou a importância da requalificação do edifício para a formação profissional em Pernambuco. “Com mais de 50 anos de história, o Edifício José de Anchieta agora conta com uma infraestrutura ainda mais moderna para preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. Entre as novidades estão o Laboratório Multifuncional de Saúde, idealizado para simulações realísticas em Enfermagem e procedimentos clínicos, o Laboratório Maker, que promove práticas criativas e tecnológicas, e a Sala de Inovações, voltada para metodologias ativas e soluções educacionais inovadoras”, afirma Peixoto.

