segunda-feira 12 de janeiro

Taxa de Desemprego em Queda

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 5,2% no trimestre que se encerrou em novembro, marcando o menor índice desde 2012, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado não apenas reafirma a tendência de recuperação do mercado de trabalho, mas também configura o menor nível de desocupação registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Segundo as informações do IBGE, aproximadamente 5,6 milhões de pessoas estavam sem emprego no país nesse período, o que representa o menor número desde o início da coleta de dados. Em contrapartida, o pico de desocupação foi identificado no trimestre que terminou em março de 2021, durante o auge da pandemia de covid-19, quando o Brasil registrou 14,9 milhões de pessoas sem trabalho.

A queda na taxa de desemprego não veio sozinha, pois foi acompanhada de um novo recorde no número de trabalhadores ocupados. De acordo com o IBGE, o Brasil alcançou a impressionante marca de 103,2 milhões de pessoas trabalhando, o que é considerado o maior número já registrado. Além disso, o nível de ocupação, que mede a proporção de pessoas com 14 anos ou mais que estavam em atividade, atingiu também o maior percentual da série histórica da PNAD Contínua, alcançando 59,0%.

Exit mobile version