Matrículas Abertas para a Educação de Jovens e Adultos
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) está promovendo matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo um total de 18.908 vagas para o primeiro semestre. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro, proporcionando uma nova oportunidade para aqueles que desejam concluir seus estudos.
Dentro dessa oferta, 2.546 vagas são destinadas ao Ensino Fundamental, que é voltado para estudantes a partir de 15 anos. Já o Ensino Médio, que atende a alunos a partir de 18 anos que já completaram o ensino fundamental, disponibiliza 16.362 vagas.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.matricularapida.pe.gov.br ou presencialmente na instituição de ensino escolhida. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar alguns documentos, incluindo có pia e original da certidão de nascimento, RG ou CNH; cópia e original do CPF; histórico escolar original ou uma declaração da última escola frequentada; comprovante de residência com CEP e uma foto 3×4 recente.
Além disso, os alunos matriculados no EJA Médio, com idades entre 19 e 24 anos e que cumprem critérios econômicos, podem se beneficiar do incentivo financeiro-educacional oferecido pelo Programa Pé de Meia.
A SEE também disponibiliza cursos profissionalizantes para essa categoria, como o Ejatec, em colaboração com a Secretaria Executiva de Educação Profissional do Governo de Pernambuco; o Proeja, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); e o Trilhatec, em conjunto com a Cesar School.
De acordo com Jeane Lima, gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da SEE, a EJA não apenas assegura o direito à educação, mas também respeita a trajetória de vida, o tempo e as necessidades individuais de cada estudante.
“O Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, cuidando de cada etapa da trajetória dos alunos – da creche ao ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Acreditamos que nunca é tarde para recomeçar. Com a EJA, você tem a chance de ampliar suas oportunidades profissionais e mudar sua realidade. Nossas escolas e professores estão prontos para acolher sua história e impulsionar seu futuro”, enfatiza.
