Consulta de Vagas e Regras do Sisu 2026
Os interessados em ingressar no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 podem começar a se preparar. O Ministério da Educação (MEC) divulgou as informações sobre a quantidade de vagas e as regras de seleção disponíveis no site do programa. Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm a oportunidade de pesquisar por curso, instituição ou município, embora, por enquanto, a plataforma ofereça apenas a consulta prévia.
As inscrições para o Sisu 2026 estão programadas para ocorrer entre os dias 19 e 23 de janeiro. De acordo com informações do MEC, esta edição contará com um número recorde de vagas: mais de 274,8 mil distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino superior em todo o país.
Oferta de Vagas na UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou que disponibilizará 7.477 vagas em 105 cursos de graduação presenciais para o Sisu 2026. As oportunidades abrangem os campi do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia, conforme a publicação do Boletim Oficial da UFPE nº 218, datado de 2 de dezembro.
A distribuição das vagas, pesos e notas mínimas do Enem foram definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião realizada em 19 de novembro. A resolução aprovada detalha como as vagas serão divididas entre o primeiro e o segundo semestres de 2026, além dos critérios de pontuação considerando as cinco áreas avaliadas no Enem: Redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
É importante ressaltar que 50% das vagas de todos os cursos da UFPE são destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas. Essa cota possui subdivisões para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, em conformidade com os percentuais estabelecidos em lei. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) também deverá anunciar a quantidade de vagas reservadas para cada curso.
Vale destacar que alguns cursos, como Música (Canto e Instrumento), Dança, Intercultural Indígena e Letras/Libras, não participarão do Sisu devido à adoção de processos seletivos próprios.
Reintegração de Alunos na UFPE
Além das vagas regulares, a UFPE também abriu inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração 2026.1, que segue até o dia 15 de janeiro. Esse processo é destinado a ex-alunos que não conseguiram concluir seus cursos. Ao todo, estão disponíveis 1.363 vagas nos campi Recife, Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico de Vitória (CAV).
Para participar, os ex-alunos precisam atender a alguns critérios, como não ter sido desligados por punição disciplinar, não ter ingressado por decisão judicial e não ser oriundo de cursos a distância. A reintegração também é possível para aqueles que perderam o vínculo por recusa definitiva da matrícula, desde que ainda faltem até 15% da carga horária necessária para a conclusão do curso.
A classificação para as reintegrações levará em conta o menor tempo de desvinculação, maior percentual de carga horária concluída, melhor coeficiente de rendimento e menor número de reintegrações anteriores. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 28 de janeiro, com matrícula programada entre 6 e 12 de fevereiro, e o início das aulas agendado para 2 de março.
Univasf e Suas Vagas
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) também fez sua parte e divulgou o Termo de Adesão ao Sisu 2026. A instituição oferecerá 1.750 vagas em 33 cursos de graduação presenciais, com distribuição nos campi de Petrolina (Sede e Ciências Agrárias), Salgueiro e em outras cidades do Nordeste.
Para esta edição do Sisu, as notas do Enem de 2023, 2024 e 2025 poderão ser utilizadas. Do total de vagas, 921 serão reservadas para ações afirmativas, conforme a Lei nº 12.711/2012. Essa política visa beneficiar estudantes oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência, quilombolas, pretos, pardos, indígenas e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
