Fortalecimento do Turismo na Região
A Secretaria Municipal de Turismo de Araras participou, na última sexta-feira (10), de mais uma visita técnica promovida pela Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central (Arteac). Realizada na cidade de Tambaú, essa foi a quinta visita técnica do grupo em 2025, que envolve representantes de nove cidades: Araras, Leme, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú e Descalvado.
Recepcionados pelo prefeito Leonardo Teixeira Spiga Real, os membros da associação tiveram a oportunidade de explorar diversos pontos turísticos de Tambaú, além de indústrias locais especializadas em alimentação e cerâmica. A delegação de Araras contou com a participação da secretária de Turismo, Anete Monteiro dos Santos Casagrande, da turismóloga Catherine Prado Curtolo e da assessora Vitória Ramos.
Essas visitas técnicas têm como objetivo realizar avaliações que possibilitem a elaboração de novos roteiros turísticos, com a intenção de promover as atrações locais, aumentar a visitação e dinamizar a economia regional. Durante os encontros, as prefeituras também têm a oportunidade de apresentar suas demandas, que serão integradas ao Plano Diretor Regional de Turismo, uma iniciativa que busca captar recursos de diferentes esferas governamentais.
Leia também: Fortalecendo o Turismo: Visita Técnica da Arteac em Tambaú
Fonte: curitibainforma.com.br
Leia também: MPF Envolve Comunidade em Reunião para Preservação do Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro
Fonte: alagoasinforma.com.br
“É uma honra contar com parceiros de cidades vizinhas que pensam o turismo de forma regionalizada e trabalham de forma integrada. Divulgando as potencialidades de cada município, todos se beneficiam e enriquecem o turismo na região conhecida como Anhanguera Central, fortalecendo essa movimentação. Araras se destaca e possui um potencial imenso tanto no turismo quanto em outras áreas de desenvolvimento”, afirmou Anete Casagrande, a secretária de Turismo.
Araras e sua Pioneirismo nas Visitas Técnicas
Araras foi a primeira cidade a sediar uma visita técnica da Arteac, que ocorreu em 25 de abril. Durante essa visita inicial, os representantes da associação tiveram a chance de conhecer os diversos atrativos turísticos da cidade, entre os quais se destacam a Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, a Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, o Lago Municipal (Parque Municipal “Fábio da Silva Prado”) e o Cras Pró Arara (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres “Raul de Barros Winter”). Também foram apreciados o Parque Ecológico Municipal de Araras “Gilberto Rüegger Ometto”, o Cimento Bento, a Fazendinha Três Porquinhas e o Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, que foi a sede do evento de abertura.
Leia também: “Nova Linha de Crédito Revoluciona a Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul”
Fonte: olhardanoticia.com.br
A Arteac visa não apenas fortalecer o turismo em cada uma das cidades representadas, mas também criar uma rede colaborativa que beneficie toda a região. A ideia é que, ao unirem forças, esses municípios possam apresentar um destino turístico mais atrativo e coeso, impulsionando, assim, o fluxo de visitantes e os investimentos locais.
Com as iniciativas em andamento, Araras e as cidades vizinhas se unem para desenvolver uma estratégia que não só valorize os atrativos locais, mas também crie um ambiente favorável para o crescimento econômico através do turismo. O futuro parece promissor, e as expectativas são de que esse diálogo contínuo resulte em ações concretas que beneficiem toda a população.