Ylana: Um Talento de Paulista no Palco Principal
A cultura musical do Paulista ganha um destaque especial na 32ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos 2026, que se estabeleceu como o maior festival de artes de Pernambuco e um dos mais prestigiados do Brasil. Nesta sexta-feira (9), o Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife, será palco do show “Janga”, da cantora Ylana, que marca o lançamento de seu terceiro álbum autoral. O espetáculo traz referências culturais e territoriais que ressaltam as raízes de sua cidade natal.
Nascida em um berço musical, Ylana é neta do radialista e compositor Luiz Queiroga e filha da talentosa cantora Nena Queiroga, além do Maestro Spok. Sua trajetória na música começou cedo, e foi no bairro do Janga, em Paulista, que ela encontrou inspiração para batizar seu novo álbum, lançado em 2024. Com financiamento da Bolsa Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, o projeto reflete a riqueza cultural do bairro.
Para Ylana, nomear seu álbum a partir do seu local de origem é uma forma de reafirmar seu laço com Paulista. “Nossa cidade é vibrante, é o berço da ciranda brasileira, repleta de belezas naturais e abundante em talentos. Precisamos olhar para as nossas potencialidades com mais amor e consciência. Eu amo o Janga, e apresentar ao mundo tudo o que esse lugar me proporcionou, através deste álbum, é a minha missão”, declarou a artista em um momento reflexivo.
Esse sentimento de pertencimento está presente em toda a sua obra. Ylana afirma que a cultura e o cotidiano de sua vida influenciam diretamente a sonoridade e as narrativas do álbum. “Cresci no Janga, e minha infância em um bairro tão rico em expressões naturais, onde brinquei e aprendi nesse espaço entre o mar e a mata, foi essencial para moldar a minha criatividade e imaginação, que são elementos fundamentais no meu trabalho artístico”, compartilhou.
Augusto Morais, superintendente de Cultura de Paulista, enfatizou a relevância da artista levar o nome da cidade a um evento de tamanha importância. “Ylana fez parte da abertura oficial do Carnaval de Paulista no ano passado e agora representa nossa cidade em um dos festivais mais respeitados do estado. É uma alegria imensa contar com uma artista tão talentosa que valoriza nossas raízes”, celebrou Morais.
Além de seu trabalho voltado para o público adulto, Ylana também se dedica a projetos infantis, como o musical “Jangadinha” e o livro “Três sementes diferentes”. Para ela, é vital que as crianças se sintam representadas na arte desde tenra idade. “As crianças são as sementes do futuro da nossa sociedade. Mostrar a elas a importância de pertencer a uma comunidade e reconhecer a força do território onde crescemos é algo que considero muito especial”, refletiu.
