terça-feira 13 de janeiro

O Processo de Avaliação de Desempenho em Pernambuco

No início de 2026, Pernambuco dará um passo significativo na gestão da educação com o lançamento do primeiro ciclo de Avaliação de Desempenho dos servidores da Secretaria de Educação (SEE). Este processo envolve mais de 19 mil profissionais ativos, incluindo professores, analistas de gestão educacional e assistentes administrativos, sendo que a maioria, cerca de 85%, são educadores.

A Avaliação de Desempenho será um processo contínuo, focado em monitorar a atuação dos servidores em relação às suas funções e responsabilidades. O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a importância desta iniciativa, afirmando que “estamos cumprindo uma previsão que estava engavetada há quase 30 anos, e que finalmente será implementada, resultado do empenho da gestão estadual e da valorização do trabalho de nossos servidores, que são essenciais para o progresso da educação em nosso estado”.

Detalhes da Avaliação

A avaliação ocorrerá até o final de outubro de 2026, e cada servidor deverá participar de ações de desenvolvimento individual, que incluem entre 30 a 60 horas de atividades como cursos, formações, congressos e palestras. Essas atividades devem estar diretamente relacionadas às competências a serem avaliadas e à área de atuação do profissional.

O processo de avaliação será dividido em duas etapas. A primeira, que acontecerá entre 8 de setembro e 13 de novembro, vai englobar a avaliação de desempenho por competências. Nessa fase, cada servidor terá sua atuação avaliada tanto por sua chefia quanto por meio de uma autoavaliação. Serão considerados elementos como competências comportamentais, técnicas e habilidades de liderança.

A segunda etapa se concentrará na avaliação dos resultados, que levará em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) e a quantidade de horas dedicadas às ações de desenvolvimento realizadas por cada servidor.

Exit mobile version