Clube STEAM Faz História na Ciência Jovem
O projeto intitulado “Clube STEAM – Mentoria: Aprendizagem criativa e inovação sustentável na escola”, desenvolvido na Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada no bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista, alcançou a impressionante 7ª posição na categoria Ensino Fundamental durante a 31ª edição do evento Ciência Jovem. Este reconhecimento coloca a escola entre os 10 melhores trabalhos da competição, que atraiu aproximadamente 400 projetos de estudantes de diversas partes do Brasil e do mundo.
A divulgação do resultado ocorreu na última sexta-feira (19), no site do Espaço Ciência, que organiza a iniciativa. A lista final dos projetos selecionados foi revelada após a análise minuciosa dos recursos apresentados. A Ciência Jovem, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro no Cais do Sertão, em Recife, se consolidou como um dos principais encontros de jovens cientistas do país, promovendo a troca de ideias e inovações.
O Clube STEAM foi composto por alunos talentosos: Luane Vitória, Jhenypher Lauanny, Maria Vitória e Samily Rayssa, sob a orientação da professora Edlane Silva e com a mentoria do experiente Sebastião Vieira. Como resultado desse desempenho notável, o projeto ganhou credenciais para participar de feiras científicas, tanto nacionais quanto internacionais, uma honra reservada aos dez primeiros colocados na categoria.
Uma Abordagem Inovadora para a Educação
Com base na metodologia STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o projeto envolveu uma série de oficinas e atividades práticas que estimularam a criatividade, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Os estudantes foram incentivados a desenvolver protótipos funcionais utilizando tecnologias acessíveis, como o micro:bit. A partir dessas ferramentas, eles puderam criar soluções para a construção de uma cidade sustentável, abordando problemas reais que afetam a comunidade local.
A proposta não apenas focou na criação de soluções tecnológicas, mas também teve um forte componente de inovação social, promovendo ideias que são criativas, conscientes e que atendem às necessidades do ambiente escolar e da comunidade ao seu redor.
Reconhecimento e Valorização do Potencial Educacional
Esta conquista do Clube STEAM é um reflexo do potencial das escolas públicas quando integradas a práticas pedagógicas inovadoras. O sucesso do projeto ressalta a importância de valorizar o talento dos alunos e o esforço dos educadores comprometidos em oferecer uma educação criativa, inclusiva e que esteja sempre voltada para o futuro. A trajetória da Escola Jaime Gonçalves Bold é um exemplo claro de como iniciativas educacionais podem resultar em grandes conquistas, tanto para os alunos quanto para a comunidade.
