terça-feira 13 de janeiro

Oportunidade de Capacitação em Tecnologia

O programa Embarque Digital, uma iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com a Secretaria de Educação e o Porto Digital, abriu nesta terça-feira (13) as inscrições para a seleção da nova turma deste semestre. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro, oferecendo um total de 265 vagas gratuitas para estudantes que residem no Recife. Para se qualificar, os candidatos devem ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos.

Dentre as vagas disponíveis, 15 são patrocinadas pelo Santander, reforçando a parceria com o setor privado em prol da educação. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet no site do Embarque Digital, onde também é possível consultar o edital completo: educ.rec.br/embarquedigital.

Quem Pode Participar?

Para ter direito a uma das vagas, os candidatos devem ser residentes no Recife e ter completado os três anos do ensino médio em instituições da rede pública ou por meio de supletivos também da rede pública. Além disso, é imprescindível que tenham participado do Enem nas últimas cinco edições.

Um aspecto importante do programa é a política de inclusão. Metade das vagas (50%) é destinada a candidatos que se declaram negros ou pardos, com prioridade para mulheres e estudantes que também tenham concluído o Ensino Fundamental na rede pública, em caso de empate.

Cursos Oferecidos e Cronograma

As vagas disponíveis são para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas para Internet (SI), que serão oferecidos em cinco instituições de ensino superior da capital pernambucana. O cronograma do Embarque Digital para 2026.1 prevê a publicação do resultado final no dia 24 de fevereiro, com matrículas nos dias 25 e 26 de fevereiro e início das aulas previsto para março.

Sobre o Embarque Digital

Desde sua criação em 2021, o Embarque Digital tem como objetivo promover a formação superior de egressos da rede pública em tecnologia da informação. Até agora, o programa já formou 785 alunos, distribuídos em quatro turmas concluídas. É interessante observar que a turma mais recente possui uma taxa de empregabilidade de 72%, sendo que 51% desses formandos já estão empregados na área de TI.

O programa é estruturado para alinhar a formação acadêmica às demandas do mercado de trabalho, oferecendo disciplinas práticas que garantem o contato direto dos alunos com empresas do setor. Isso potencializa significativamente as chances de inserção profissional dos selecionados.

Uma característica marcante do Embarque Digital é a inclusão da disciplina prática Residência Tecnológica do Porto Digital, que é realizada semestralmente. Essa disciplina permite que os estudantes desenvolvam projetos que atendam a desafios reais enfrentados por empresas de tecnologia desde o primeiro período do curso, criando um vínculo contínuo com as potenciais empregadoras. As experiências práticas são enriquecidas com a colaboração de empresas que fazem parte do polo tecnológico de Recife.

Exit mobile version