terça-feira, dezembro 2

Fortalecendo Parcerias Estratégicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje (23) uma importante visita de Estado à Indonésia. Em Jacarta, ele será recebido pelo presidente indonésio, Prabowo Subianto, em um encontro que visa reafirmar a relação estratégica entre os dois países. A agenda da reunião inclui discussões sobre temas relevantes na esfera regional e multilateral, que prometem reforçar laços políticos e econômicos.

A recepção oficial ocorrerá pela manhã em Jacarta, que está 10 horas à frente do horário de Brasília. Na pauta, destacam-se a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, energia, recursos minerais, além de medidas sanitárias e fitossanitárias. A parceria entre Brasil e Indonésia, estabelecida em 2008, é a primeira do Brasil no Sudeste Asiático, e tem se aprofundado, especialmente em áreas como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável.

Em 2024, o intercâmbio comercial entre as duas nações atingiu um recorde de US$ 6,3 bilhões, com um superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões. Essa marca reflete o crescente potencial das relações bilaterais e a importância estratégica da Indonésia para o Brasil na região.

Na sua agenda, Lula também participará do Fórum Econômico Brasil-Indonésia, que reunirá empresários dos dois países, criando oportunidades para novos investimentos e parcerias comerciais. O presidente brasileiro busca ampliar o comércio com um mercado asiático de 680 milhões de habitantes, um passo fundamental para fortalecer a posição do Brasil no cenário global.

A visita a Jacarta é uma retribuição à recente visita do presidente Subianto ao Brasil, em julho deste ano, que ocorreu logo após a 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro. A atual viagem é entendida como parte de uma estratégia mais ampla do governo Lula para se conectar com nações da Ásia e expandir a presença brasileira no continente.

Amanhã (24), Lula tem um encontro agendado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn, cuja sede está em Jacarta. Esta reunião deve destacar a intenção do Brasil em atuar de forma mais integrada com as nações asiáticas.

No período da tarde, o presidente brasileiro embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Em sua programação, estão previstas participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Há também a expectativa de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embora essa reunião ainda não tenha sido confirmada.

Exit mobile version