Aumento Significativo no Tráfego Aéreo
Nos primeiros oito meses de 2025, o número de embarques e desembarques de passageiros em voos domésticos nos aeroportos do Centro-Oeste cresceu 7,09% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse crescimento, embora ligeiramente inferior à média nacional de 8,23%, reflete o vigor do turismo e do agronegócio, setores que têm se mostrado cada vez mais interconectados com a aviação. Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, o agronegócio, considerado o motor econômico da região, depende da conectividade aérea para facilitar reuniões, eventos e logística. Além disso, o turismo de lazer, com destinos como o Pantanal, ganhou destaque ao atrair visitantes.
Por exemplo, nas cidades de Sorriso (MT) e Bonito (MS), importantes polos dessas atividades econômicas, as chegadas e partidas tiveram um aumento notável de 13,41% e 11,56%, respectivamente, no intervalo de janeiro a agosto de 2025, em relação ao ano anterior.
Aeroporto de Corumbá se Destaca
O aeroporto de Corumbá (MS), conhecido como a capital do Pantanal, apresentou o maior aumento percentual de passageiros em 2025, com um impressionante crescimento de 45%. Essa demanda crescente levou a Aena, a empresa que administra o aeroporto desde 2023, a iniciar obras significativas para atender a essa nova realidade. As melhorias incluem atualizações na pista, alterações no pátio de aeronaves e a ampliação do terminal de passageiros, que visa dobrar a capacidade atual, que é de cerca de 50 mil passageiros por ano.
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Da mesma forma, o aeroporto de Sinop (MT), um importante centro agropecuário, também viu um crescimento notável de 14,7% no fluxo de passageiros, alcançando números recordes. Em resposta, a infraestrutura aeroportuária foi aprimorada, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros pelo Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do grupo Socicam, que assumiu a administração do local em 2019. No entanto, vale ressaltar que em 2025, o aeroporto foi reconhecido como o melhor regional nas regiões Centro-Oeste e Norte no Prêmio Aviação + Brasil.
Desafios em Várzea Grande
Em contrapartida, o aeroporto de Várzea Grande (MT), que serve Cuiabá, registrou uma queda de 6,09% no trânsito de passageiros. Essa diminuição se deve, em parte, ao cancelamento de rotas pela Azul e à reestruturação de aeronaves, conforme indicado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. De acordo com a pasta, as companhias que antes utilizavam Cuiabá como um hub regional passaram a oferecer ligações diretas para hubs nacionais, priorizando conexões mais rápidas e diretas.
Esse cenário destaca um contraste em que novos mercados se expandem, enquanto rotas previamente consolidadas perdem importância. A COA, que também gerencia o aeroporto de Várzea Grande, finalizou em agosto a requalificação do terminal, aumentando sua capacidade de atendimento. No entanto, mesmo com essas melhorias, a Azul suspendeu em julho os voos que ligavam Cuiabá a seis cidades, uma decisão que impactou diretamente no fluxo de passageiros.
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Investimentos e Oportunidades
Em resposta a essa dinâmica, o Estado de Mato Grosso cancelou incentivos fiscais à empresa aérea que, desde 2016, faziam parte de um programa que agora está sendo revisado para penalizar a companhia, que enfrenta recuperação judicial desde maio. Quando questionada sobre a suspensão das rotas, a Azul não forneceu retorno.
Por outro lado, a Gol anunciou um aumento de 10% na oferta de assentos nos voos que atendem o Centro-Oeste e planeja ampliar em 18% a oferta de passagens na alta temporada de dezembro a fevereiro. Segundo a companhia, em 2025, houve um aumento de 19% na oferta nos corredores vitais para os setores de agricultura, pecuária e exportação em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Latam também fez sua parte, aumentando em mais de 10% o número de assentos disponíveis em voos que atendem a região e, ainda este ano, anunciou três novas rotas para o Centro-Oeste, incluindo uma de Guarulhos (SP) a Bonito, um destino reconhecido pelo ecoturismo, e outra de Guarulhos a Dourados (MS), que não recebia voos comerciais desde 2021, quando foi fechado para reformas.
Brasília continua como o Principal Aeroporto
Apesar do crescimento regional, o aeroporto de Brasília se mantém como o mais movimentado do Centro-Oeste. Nos oito primeiros meses de 2025, o terminal recebeu 9,9 milhões de passageiros, um aumento de 8,51% em relação a 2024, correspondendo a 63% de todos os viajantes da região. Goiânia segue na segunda posição, recebendo 16% do total de passageiros.
Embora o aeroporto de Várzea Grande se posicione como o terceiro em movimentação na região, sua participação no total de passageiros domésticos caiu de 11,83% no ano passado para 10,57% em 2025 devido à saída da Azul. A COA afirmou que continua a manter diálogos com companhias aéreas, entidades do turismo e autoridades locais, buscando fortalecer a capacidade dos empreendimentos para suportar a expansão da malha aérea do aeroporto.
